15 Ideias de Atividades (BNCC) de português para 7º ano

1. Produção de Texto Narrativo

Uma atividade interessante para o 7º ano é a produção de um texto narrativo. Os alunos podem criar uma história que envolva personagens, um conflito e uma resolução. Essa atividade pode ser realizada em grupos, onde cada grupo apresenta sua narrativa para a turma. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP01, que aborda a produção de textos orais e escritos.

2. Análise de Poemas

Os alunos podem escolher poemas de autores brasileiros e realizar uma análise crítica. Eles devem identificar elementos como rimas, métricas e figuras de linguagem. Essa atividade estimula a interpretação e a apreciação literária, alinhando-se à habilidade EF15LP02, que trata da leitura e análise de diferentes gêneros textuais.

3. Debate sobre Temas Sociais

Organizar um debate sobre temas sociais relevantes, como meio ambiente ou inclusão, permite que os alunos desenvolvam suas habilidades argumentativas. Eles devem pesquisar sobre o tema e apresentar suas opiniões de forma estruturada. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP03, que envolve a construção de argumentos e a defesa de pontos de vista.

4. Criação de Blog Literário

Os alunos podem criar um blog onde compartilham resenhas de livros que leram. Essa atividade promove a escrita criativa e a reflexão sobre a leitura. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP04, que aborda a produção de textos em diferentes suportes e formatos.

5. Jogo de Palavras Cruzadas

Desenvolver um jogo de palavras cruzadas com vocabulário estudado em sala de aula é uma forma divertida de revisar conteúdos. Os alunos podem trabalhar em grupos para criar e resolver as palavras cruzadas. Essa atividade está ligada à habilidade EF15LP05, que envolve o uso de vocabulário adequado em diferentes contextos.

6. Leitura de Contos Clássicos

Realizar a leitura de contos clássicos e discutir suas temáticas e personagens é uma excelente maneira de estimular o gosto pela literatura. Os alunos podem apresentar suas impressões e comparações entre os contos. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP06, que trata da leitura e interpretação de textos literários.

7. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que abordem temas estudados em aula. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de trabalhar a narrativa visual. A habilidade relacionada é EF15LP07, que envolve a produção de textos em diferentes formatos e gêneros.

8. Análise de Crônicas

Os alunos podem ler e analisar crônicas de autores contemporâneos, discutindo o contexto social e as mensagens transmitidas. Essa atividade desenvolve a capacidade crítica e a interpretação de textos. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP08, que aborda a leitura e análise de crônicas e outros gêneros textuais.

9. Produção de Podcast

Os alunos podem produzir um podcast onde discutem temas literários ou fazem resenhas de livros. Essa atividade permite que eles explorem novas mídias e desenvolvam habilidades de comunicação oral. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP09, que envolve a produção de textos orais em diferentes formatos.

10. Criação de um Dicionário de Palavras Novas

Os alunos podem criar um dicionário com palavras novas que aprenderam durante o semestre. Eles devem incluir definições e exemplos de uso. Essa atividade estimula o enriquecimento do vocabulário e está alinhada à habilidade EF15LP10, que trata do uso adequado da língua em diferentes contextos.