15 Ideias de Atividades (BNCC) agricultura 4º ano

1. Plantio de Sementes em Copos Recicláveis

Uma atividade prática que envolve o plantio de sementes em copos recicláveis, permitindo que os alunos aprendam sobre o ciclo de vida das plantas. Os estudantes devem observar o crescimento das sementes ao longo do tempo, registrando as mudanças em um diário. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF04CI01, que aborda a observação e registro de fenômenos naturais.

2. Criação de um Jardim Vertical

Os alunos podem criar um jardim vertical utilizando garrafas PET. Essa atividade promove a consciência ambiental e a importância da agricultura urbana. Os estudantes devem pesquisar sobre as plantas que podem ser cultivadas em espaços reduzidos, desenvolvendo habilidades de pesquisa e trabalho em grupo, conforme a habilidade BNCC EF04CI02.

3. Visita a uma Fazenda Local

Organizar uma visita a uma fazenda local permite que os alunos vejam de perto as práticas agrícolas. Durante a visita, os estudantes podem entrevistar os agricultores e aprender sobre o cultivo de diferentes tipos de alimentos. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF04GE05, que trata da interação entre sociedade e natureza.

4. Produção de Alimentos em Casa

Os alunos podem ser desafiados a cultivar ervas ou vegetais em casa, utilizando pequenos vasos. Essa atividade incentiva a responsabilidade e o cuidado com as plantas, além de promover a alimentação saudável. A habilidade BNCC EF04CI03, que aborda a relação entre os seres vivos e o ambiente, é diretamente aplicada aqui.

5. Experimentos com Solo

Realizar experimentos para analisar a composição do solo é uma excelente maneira de ensinar sobre a importância do solo na agricultura. Os alunos podem coletar amostras de solo de diferentes locais e compará-las. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF04CI04, que envolve a investigação de propriedades dos materiais.

6. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes sobre diferentes tipos de culturas agrícolas e suas características. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de promover o trabalho em equipe. A habilidade BNCC EF04LP01, que trata da produção de textos, é aplicada nesta atividade.

7. Jogo de Tabuleiro sobre Agricultura

Desenvolver um jogo de tabuleiro que simule o processo de cultivo e colheita de alimentos pode ser uma forma divertida de aprender. Os alunos devem criar regras e desafios que representem as dificuldades enfrentadas pelos agricultores. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF04MA03, que envolve a resolução de problemas matemáticos.

8. Debate sobre Agricultura Sustentável

Promover um debate em sala de aula sobre práticas de agricultura sustentável ajuda os alunos a entenderem a importância de preservar o meio ambiente. Os estudantes podem pesquisar diferentes métodos de cultivo e apresentar suas opiniões. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF04GE06, que aborda a análise de questões ambientais.

9. Criação de um Diário de Bordo da Plantação

Os alunos podem manter um diário de bordo onde registram o desenvolvimento de suas plantas, anotando datas, observações e cuidados. Essa atividade estimula a observação e a escrita, alinhando-se à habilidade BNCC EF04LP02, que trata da produção de textos informativos.

10. Experiência de Coleta de Alimentos

Organizar uma atividade de coleta de alimentos em um mercado local ou feira pode ensinar os alunos sobre a origem dos alimentos e a importância da agricultura local. Os estudantes podem entrevistar os vendedores e aprender sobre as práticas agrícolas. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF04GE07, que aborda a relação entre consumo e produção.