15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre brinquedoteca

1. Jogo de Memória com Cartões de Brinquedos

Crie um jogo de memória utilizando cartões com imagens de brinquedos variados. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, estimulando a memória e a concentração. Essa atividade pode ser adaptada para incluir informações sobre cada brinquedo, como sua origem ou função. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Montagem de Quebra-Cabeça Gigante

Utilize um quebra-cabeça gigante que represente uma cena de brinquedoteca. Os alunos podem trabalhar em grupos para montar a peça, desenvolvendo habilidades de cooperação e raciocínio lógico. Essa atividade também pode incluir discussões sobre os diferentes tipos de brinquedos representados. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Criação de Histórias com Brinquedos

Os alunos devem escolher seus brinquedos favoritos e criar uma história em grupo, utilizando os brinquedos como personagens. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, além de promover a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Oficina de Artesanato com Materiais Recicláveis

Proponha uma oficina onde os alunos possam criar novos brinquedos a partir de materiais recicláveis. Essa atividade incentiva a criatividade, a sustentabilidade e o trabalho em equipe. Os alunos podem apresentar seus brinquedos e explicar o processo de criação. Habilidade BNCC: EF15AR01.

5. Circuito de Brincadeiras Tradicionais

Organize um circuito com brincadeiras tradicionais, como amarelinha, pular corda e esconde-esconde. Essa atividade promove a atividade física e o conhecimento sobre a cultura popular. Os alunos podem alternar entre as brincadeiras, desenvolvendo habilidades motoras e sociais. Habilidade BNCC: EF15EF01.

6. Teatro de Fantoches com Brinquedos

Os alunos podem criar um teatro de fantoches utilizando brinquedos como personagens. Essa atividade estimula a criatividade, a expressão artística e a habilidade de contar histórias. Os alunos podem apresentar suas peças para a turma, promovendo a interação e o respeito ao trabalho dos colegas. Habilidade BNCC: EF15AR02.

7. Caça ao Tesouro na Brinquedoteca

Organize uma caça ao tesouro onde os alunos devem seguir pistas relacionadas a brinquedos e jogos. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a colaboração entre os alunos, além de promover a exploração do espaço da brinquedoteca. Habilidade BNCC: EF15MA01.

8. Criação de Jogos de Tabuleiro

Os alunos podem criar seus próprios jogos de tabuleiro utilizando temas relacionados a brinquedos. Essa atividade estimula a criatividade, o planejamento e a matemática, já que os alunos devem definir regras e calcular pontos. Habilidade BNCC: EF15MA02.

9. Dança das Cadeiras com Brinquedos

Realize uma versão da dança das cadeiras, mas com brinquedos como prêmios. Essa atividade promove a diversão, a música e a interação social, além de ensinar sobre a importância de respeitar as regras. Habilidade BNCC: EF15EF02.

10. Exposição de Brinquedos Antigos

Os alunos podem trazer brinquedos antigos de casa e participar de uma exposição. Essa atividade promove a pesquisa sobre a história dos brinquedos e a troca de experiências entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15HI01.

11. Brincadeiras de Role-Playing com Brinquedos

Os alunos podem participar de brincadeiras de role-playing, onde assumem papéis de personagens de brinquedos. Essa atividade estimula a empatia, a criatividade e a socialização, permitindo que os alunos explorem diferentes perspectivas. Habilidade BNCC: EF15LP04.

12. Criação de um Mural de Brinquedos

Os alunos podem criar um mural coletivo com desenhos ou colagens de seus brinquedos favoritos. Essa atividade estimula a expressão artística e o trabalho em equipe, além de promover a valorização dos brinquedos. Habilidade BNCC: EF15AR03.

13. Jogos de Construção com Blocos

Utilize blocos de construção para que os alunos criem estruturas e brinquedos. Essa atividade estimula a criatividade, o raciocínio lógico e a coordenação motora, além de promover a colaboração entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15MA03.

14. Contação de Histórias com Brinquedos

Os alunos podem participar de uma sessão de contação de histórias, utilizando brinquedos como personagens. Essa atividade estimula a imaginação, a escuta ativa e a expressão oral, além de promover a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP05.

15. Criação de um Livro de Receitas de Brinquedos

Os alunos podem criar um livro de receitas onde cada um descreve como brincar com um brinquedo específico. Essa atividade estimula a escrita, a criatividade e a troca de conhecimentos entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP06.