15 Ideias de Atividades (BNCC) educação física 4º ano

1. Corrida de Revezamento

A corrida de revezamento é uma atividade que promove a cooperação e o trabalho em equipe. Os alunos são divididos em grupos e devem completar uma distância determinada, passando um bastão entre si. Essa atividade desenvolve a resistência cardiovascular e a agilidade. Habilidade BNCC: EF04EF01.

2. Jogo do Pique

O jogo do pique é uma brincadeira clássica que estimula a agilidade e a estratégia. Os alunos devem se dividir em dois grupos, onde um grupo tenta “pegar” os integrantes do outro. Essa atividade ajuda a desenvolver a coordenação motora e o espírito esportivo. Habilidade BNCC: EF04EF02.

3. Dança das Cadeiras

A dança das cadeiras é uma atividade lúdica que promove a musicalidade e a coordenação. Os alunos dançam ao som de músicas e, quando a música para, devem encontrar uma cadeira para sentar. Essa atividade é excelente para trabalhar a percepção espacial e a socialização. Habilidade BNCC: EF04EF03.

4. Circuito de Obstáculos

O circuito de obstáculos é uma atividade que desafia os alunos a superarem diferentes barreiras, como cones, cordas e pneus. Essa atividade desenvolve a força, a resistência e a coordenação motora. Além disso, promove a superação de limites. Habilidade BNCC: EF04EF04.

5. Futebol Adaptado

O futebol adaptado é uma versão do futebol tradicional que pode ser ajustada para atender as necessidades de todos os alunos. Essa atividade promove a inclusão e o trabalho em equipe, além de desenvolver habilidades motoras e a compreensão das regras do jogo. Habilidade BNCC: EF04EF05.

6. Jogos de Tabuleiro Gigantes

Os jogos de tabuleiro gigantes são uma forma divertida de integrar o movimento com o raciocínio lógico. Os alunos podem participar de jogos como dama ou xadrez em versões ampliadas, onde eles mesmos são as peças. Essa atividade estimula o pensamento estratégico e a interação social. Habilidade BNCC: EF04EF06.

7. Atividades de Alongamento

As atividades de alongamento são essenciais para preparar o corpo para a prática esportiva. Os alunos podem aprender diferentes tipos de alongamentos, promovendo a flexibilidade e prevenindo lesões. Essa prática é fundamental para a saúde física. Habilidade BNCC: EF04EF07.

8. Capoeira

A capoeira é uma expressão cultural que combina dança, luta e música. Os alunos podem aprender os movimentos básicos e a história dessa arte marcial brasileira, desenvolvendo a coordenação, o ritmo e a cultura. Habilidade BNCC: EF04EF08.

9. Jogos de Relacionamento

Os jogos de relacionamento são atividades que promovem a interação e o respeito entre os alunos. Atividades como “quem sou eu?” ou “passa a bola” ajudam a desenvolver a empatia e a comunicação. Habilidade BNCC: EF04EF09.

10. Natação Recreativa

A natação recreativa é uma excelente atividade para desenvolver habilidades aquáticas e promover o bem-estar. Os alunos podem participar de jogos na água, aprendendo a flutuar e a nadar de forma segura. Essa atividade é fundamental para a saúde e a segurança. Habilidade BNCC: EF04EF10.

11. Jogos de Queimada

O jogo de queimada é uma atividade que promove a agilidade e a estratégia. Os alunos devem se dividir em equipes e tentar eliminar os adversários, lançando bolas. Essa atividade desenvolve a coordenação e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF04EF11.

12. Atividades de Rítmica

As atividades de rítmica envolvem movimentos corporais em sincronia com a música. Os alunos podem aprender coreografias simples, desenvolvendo a coordenação e a expressão corporal. Essa prática é importante para a criatividade e a socialização. Habilidade BNCC: EF04EF12.

13. Atletismo

O atletismo é uma modalidade que inclui corridas, saltos e lançamentos. Os alunos podem participar de diferentes provas, desenvolvendo a resistência, a força e a técnica. Essa atividade é fundamental para a formação esportiva. Habilidade BNCC: EF04EF13.

14. Jogos de Aventura

Os jogos de aventura, como caça ao tesouro, incentivam a exploração e o trabalho em equipe. Os alunos devem seguir pistas e resolver desafios, promovendo a criatividade e a colaboração. Habilidade BNCC: EF04EF14.

15. Atividades de Educação Ambiental

As atividades de educação ambiental podem incluir jogos e dinâmicas que abordam a importância da preservação do meio ambiente. Os alunos podem participar de gincanas e discussões sobre sustentabilidade, desenvolvendo a consciência ecológica. Habilidade BNCC: EF04EF15.