15 Ideias de Atividades (BNCC) cores secundárias e primárias

1. Mistura de Cores com Tintas

Uma atividade prática que envolve a mistura de tintas para criar cores secundárias a partir das primárias. Os alunos podem usar tinta vermelha, azul e amarela para experimentar e descobrir como as cores se combinam. Essa atividade está alinhada à BNCC, especificamente à habilidade de Artes (EF15AR01), que propõe a exploração de diferentes materiais e técnicas de pintura.

2. Criação de um Mural de Cores

Os alunos podem trabalhar em grupo para criar um mural que represente as cores primárias e secundárias. Eles devem pesquisar e discutir como essas cores são utilizadas na arte e no cotidiano. Essa atividade atende à habilidade de Artes (EF15AR02), que incentiva a apreciação e a criação artística.

3. Jogo das Cores

Um jogo interativo onde os alunos devem identificar e classificar objetos de acordo com suas cores primárias e secundárias. Essa atividade pode ser realizada em sala de aula ou ao ar livre, promovendo a observação e a interação com o ambiente. Relaciona-se à habilidade de Ciências (EF02CI02), que envolve a observação de características dos objetos.

4. Experimento com Luzes Coloridas

Utilizando lanternas ou projetores, os alunos podem explorar como as cores primárias se combinam para formar cores secundárias através da luz. Essa atividade prática está alinhada à habilidade de Ciências (EF02CI03), que propõe a investigação de fenômenos naturais.

5. Criação de um Livro de Cores

Cada aluno pode criar um pequeno livro ilustrado que apresenta as cores primárias e secundárias, com exemplos de objetos que representam cada cor. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, alinhando-se à habilidade de Língua Portuguesa (EF15LP01), que envolve a produção de textos.

6. Pintura com as Mãos

Os alunos podem usar as mãos para pintar e criar obras de arte que utilizem apenas cores primárias e secundárias. Essa atividade sensorial promove a expressão artística e está alinhada à habilidade de Artes (EF15AR03), que incentiva a experimentação com diferentes formas de expressão.

7. Caça ao Tesouro das Cores

Organizar uma caça ao tesouro onde os alunos devem encontrar objetos de diferentes cores. Essa atividade promove a observação e a classificação, alinhando-se à habilidade de Matemática (EF02MA03), que envolve a identificação e a descrição de formas e cores.

8. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes que expliquem a diferença entre cores primárias e secundárias, utilizando imagens e textos. Essa atividade desenvolve habilidades de pesquisa e apresentação, alinhando-se à habilidade de Língua Portuguesa (EF15LP02), que envolve a leitura e a produção de textos informativos.

9. Experiência com Água Colorida

Utilizando água e corantes alimentares, os alunos podem observar como as cores se misturam. Essa atividade prática está alinhada à habilidade de Ciências (EF02CI04), que propõe a investigação de misturas e soluções.

10. Dança das Cores

Uma atividade lúdica onde os alunos dançam e se movimentam de acordo com as cores que são chamadas. Quando a cor primária ou secundária é mencionada, eles devem se agrupar. Essa atividade promove a interação e o aprendizado sobre cores, alinhando-se à habilidade de Educação Física (EF15EF01), que envolve a prática de atividades corporais.