15 Ideias de Atividades (BNCC) educação física ensino médio jogos

1. Jogo da Memória com Movimentos Corporais

Uma atividade que estimula a memória e a coordenação motora dos alunos. Os professores podem criar cartões com diferentes movimentos corporais, como saltos, giros e alongamentos. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes e realizar os movimentos. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15EF01 da BNCC, que aborda a prática de atividades físicas e a promoção da saúde.

2. Corrida de Revezamento com Obstáculos

Os alunos são divididos em equipes e devem completar uma corrida de revezamento, passando por diferentes obstáculos, como cones e cordas. Essa atividade desenvolve o trabalho em equipe e a resistência física, alinhando-se à habilidade EF15EF02 da BNCC, que enfatiza a importância da atividade física e do esporte.

3. Jogos de Tabuleiro com Temática Esportiva

Os alunos podem criar jogos de tabuleiro que envolvam regras e estratégias de diferentes esportes. Essa atividade promove o raciocínio lógico e a compreensão das regras dos jogos, além de estar alinhada à habilidade EF15EF03 da BNCC, que trata da análise crítica das práticas corporais.

4. Dança das Cadeiras com Música e Movimento

Uma versão dinâmica da dança das cadeiras, onde os alunos devem se mover de acordo com a música e realizar diferentes movimentos quando a música parar. Essa atividade é excelente para trabalhar a coordenação e o ritmo, alinhando-se à habilidade EF15EF04 da BNCC, que aborda a expressão corporal e a dança.

5. Caça ao Tesouro com Desafios Físicos

Os alunos participam de uma caça ao tesouro que inclui desafios físicos, como correr, pular e se equilibrar. Cada pista leva a um novo desafio, promovendo a atividade física e a resolução de problemas, em conformidade com a habilidade EF15EF05 da BNCC, que enfatiza a importância da atividade física na vida dos jovens.

6. Circuito de Atividades Físicas

Os alunos passam por diferentes estações de atividades físicas, como saltos, corridas e exercícios de força. Essa atividade promove a resistência e a força muscular, alinhando-se à habilidade EF15EF06 da BNCC, que trata do desenvolvimento de habilidades motoras e da prática de atividades físicas.

7. Mini-Olimpíadas

Os alunos organizam suas próprias mini-Olimpíadas, competindo em diferentes modalidades esportivas. Essa atividade incentiva o espírito esportivo e a cooperação, além de estar alinhada à habilidade EF15EF07 da BNCC, que aborda a prática de esportes e a valorização do trabalho em equipe.

8. Jogos de Imitação de Animais

Os alunos devem imitar diferentes animais em uma série de desafios, como correr como um leão ou saltar como um sapo. Essa atividade é divertida e ajuda a desenvolver a coordenação motora, alinhando-se à habilidade EF15EF08 da BNCC, que trata da expressão corporal e da criatividade.

9. Atividades de Alongamento em Grupo

Os alunos participam de uma sessão de alongamento em grupo, onde aprendem a importância do aquecimento e do relaxamento muscular. Essa atividade promove a saúde e o bem-estar, alinhando-se à habilidade EF15EF09 da BNCC, que enfatiza a prática de atividades que promovem a saúde.

10. Jogos de Estratégia com Bola

Os alunos jogam diferentes jogos de estratégia que envolvem o uso de bola, como queimada ou futebol. Essa atividade desenvolve habilidades táticas e motoras, alinhando-se à habilidade EF15EF10 da BNCC, que aborda a prática de jogos e esportes como forma de desenvolvimento pessoal e social.