15 Ideias de Atividades (BNCC) de educação física do ensino médio

1. Jogo de Queimada

O jogo de queimada é uma atividade clássica que promove a agilidade, o trabalho em equipe e a coordenação motora. Os alunos são divididos em duas equipes e devem tentar eliminar os adversários acertando-os com a bola. Essa atividade pode ser adaptada para incluir regras que incentivem a inclusão de todos os alunos, como a possibilidade de “salvar” colegas atingidos. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Circuito de Exercícios Funcionais

Um circuito de exercícios funcionais é uma ótima maneira de trabalhar diferentes grupos musculares e melhorar a resistência. Os alunos podem passar por estações que incluem atividades como agachamentos, flexões e saltos. Essa atividade pode ser realizada em grupos, promovendo a colaboração e a competição saudável. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dança de Salão

A dança de salão é uma atividade que desenvolve a coordenação, o ritmo e a socialização entre os alunos. Os professores podem ensinar diferentes estilos de dança, como samba, forró e tango, permitindo que os alunos experimentem e escolham suas preferências. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Atletismo: Corrida de Revezamento

A corrida de revezamento é uma atividade que estimula o trabalho em equipe e a velocidade. Os alunos podem ser divididos em grupos e participar de uma competição amistosa, onde cada membro corre uma parte da distância total. Essa atividade também pode ser utilizada para discutir estratégias de corrida e a importância do treinamento. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Jogos de Tabuleiro sobre Esportes

Utilizar jogos de tabuleiro que abordam temas esportivos pode ser uma forma divertida de ensinar regras e estratégias de diferentes modalidades. Os alunos podem jogar em grupos, discutindo as regras e a história dos esportes enquanto se divertem. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Treinamento de Futebol

O futebol é uma das modalidades mais populares entre os jovens. Os professores podem organizar treinos que incluam dribles, passes e finalizações, além de promover jogos amistosos. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades técnicas e o espírito esportivo. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Yoga e Meditação

A prática de yoga e meditação é fundamental para o desenvolvimento da concentração e do equilíbrio emocional. Os alunos podem aprender posturas básicas de yoga e técnicas de respiração, promovendo o bem-estar físico e mental. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Natação: Jogos Aquáticos

Atividades aquáticas, como jogos de natação, são excelentes para o desenvolvimento da resistência e da coordenação. Os alunos podem participar de jogos como “pato, pato, ganso” na água, que são divertidos e estimulam a socialização. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Capoeira

A capoeira é uma expressão cultural que combina dança, luta e música. Os alunos podem aprender os movimentos básicos e a história da capoeira, promovendo a cultura e a inclusão. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Esportes Adaptados

Incluir esportes adaptados é fundamental para promover a inclusão e a diversidade. Os alunos podem experimentar modalidades como o goalball ou o basquete em cadeira de rodas, aprendendo sobre a importância da acessibilidade no esporte. Habilidade BNCC: EF15EF10.