15 Ideias de Atividades (BNCC) razão e proporção 7º ano

1. Criação de Gráficos de Proporção

Nesta atividade, os alunos devem coletar dados sobre a altura de seus colegas e, em seguida, criar gráficos de barras que representem essas alturas em proporção. A habilidade BNCC correspondente é a EF07MA14, que aborda a representação de dados em gráficos e tabelas, permitindo que os alunos visualizem e analisem informações de forma clara e objetiva.

2. Receitas em Proporção

Os alunos podem trabalhar com receitas culinárias, ajustando as quantidades dos ingredientes para diferentes porções. Essa atividade está alinhada à habilidade EF07MA15, que envolve a resolução de problemas que envolvem proporções e razões, permitindo que os alunos compreendam a aplicação prática desses conceitos no dia a dia.

3. Jogos de Tabuleiro com Proporções

Desenvolver um jogo de tabuleiro onde os alunos precisam calcular proporções para avançar no jogo. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF07MA16, que trata da utilização de razões e proporções em situações lúdicas, estimulando o raciocínio lógico e a interação entre os alunos.

4. Análise de Propagandas

Os alunos devem analisar propagandas e identificar como as proporções são utilizadas para transmitir mensagens. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF07MA17, que envolve a interpretação de informações em diferentes contextos, ajudando os alunos a desenvolver um olhar crítico sobre a comunicação visual.

5. Estudo de Casos de Proporções em Ciências

Os alunos podem investigar casos reais em ciências, como a diluição de soluções, e calcular as proporções necessárias. A habilidade BNCC correspondente é a EF07CI05, que aborda a relação entre a matemática e as ciências, promovendo uma compreensão integrada dos conteúdos.

6. Proporções em Artes Visuais

Os alunos podem criar obras de arte utilizando proporções específicas, como a regra dos terços. Essa atividade está alinhada à habilidade EF07AR02, que envolve a apreciação e a criação artística, permitindo que os alunos explorem a matemática de forma criativa.

7. Comparação de Preços

Os alunos podem realizar uma pesquisa de preços em supermercados e calcular a razão entre diferentes produtos. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF07MA18, que envolve a comparação de quantidades e preços, desenvolvendo a habilidade de tomar decisões financeiras conscientes.

8. Proporções em Esportes

Os alunos podem analisar estatísticas de jogadores de diferentes esportes, calculando proporções como pontos por jogo. A habilidade BNCC correspondente é a EF07EF01, que aborda a análise de dados em contextos esportivos, promovendo a interdisciplinaridade entre matemática e educação física.

9. Criação de Mapas Conceituais

Os alunos podem criar mapas conceituais que representem relações de proporção entre diferentes conceitos matemáticos. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF07MA19, que envolve a organização do conhecimento matemático, ajudando os alunos a visualizar e interligar informações.

10. Proporções em Música

Os alunos podem explorar a relação entre notas musicais e proporções, criando composições que utilizem essas relações. A habilidade BNCC correspondente é a EF07AR03, que envolve a apreciação e a criação musical, permitindo que os alunos vejam a matemática em um novo contexto artístico.