15 Ideias de Atividades (BNCC) para inglês

1. Jogo de Vocabulário

Uma atividade interativa que envolve a criação de um jogo de vocabulário utilizando cartões. Os alunos devem criar cartões com palavras em inglês de um determinado tema, como animais ou alimentos. Em seguida, eles podem jogar em duplas ou grupos, tentando adivinhar as palavras a partir de pistas dadas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a ampliação do vocabulário em língua inglesa.

2. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar um pequeno teatro de fantoches onde eles representam diálogos em inglês. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da fala. Os alunos devem escrever um roteiro simples e ensaiar a apresentação, o que está em conformidade com a habilidade EF15LP02, que foca na produção oral em inglês.

3. Entrevista com um Estrangeiro

Organizar uma atividade onde os alunos entrevistam um falante nativo ou um estrangeiro que fala inglês. Eles devem preparar perguntas e gravar a entrevista. Essa atividade promove a prática da escuta e da fala, alinhando-se à habilidade EF15LP03, que envolve a compreensão e produção de textos orais.

4. Criação de um Blog em Inglês

Os alunos podem criar um blog onde escrevem sobre temas de interesse em inglês. Essa atividade estimula a escrita e a pesquisa, além de permitir que os alunos compartilhem suas ideias. Está relacionada à habilidade EF15LP04, que envolve a produção de textos escritos em língua inglesa.

5. Jogo de Role-Playing

Os alunos podem participar de um jogo de role-playing onde assumem diferentes personagens e interagem em inglês. Essa atividade ajuda a desenvolver a fluência e a confiança na fala. Está alinhada à habilidade EF15LP05, que foca na interação oral em situações diversas.

6. Música e Letras

Os alunos podem escolher uma música em inglês, analisar a letra e discutir seu significado. Em seguida, podem apresentar a música para a turma. Essa atividade está em conformidade com a habilidade EF15LP06, que envolve a análise de diferentes gêneros textuais.

7. Debate em Inglês

Organizar um debate sobre um tema atual em inglês. Os alunos devem pesquisar e preparar argumentos para defender suas opiniões. Essa atividade promove a argumentação e a prática da fala, alinhando-se à habilidade EF15LP07, que envolve a produção de textos orais argumentativos.

8. Criação de um Dicionário Visual

Os alunos podem criar um dicionário visual com imagens e palavras em inglês. Essa atividade ajuda na fixação do vocabulário e na associação de palavras com imagens. Está relacionada à habilidade EF15LP08, que foca na ampliação do vocabulário em contextos visuais.

9. Jogo de Adivinhação

Os alunos podem participar de um jogo de adivinhação onde descrevem uma palavra em inglês sem usá-la. Os colegas devem adivinhar a palavra. Essa atividade estimula a criatividade e a prática do vocabulário, alinhando-se à habilidade EF15LP09, que envolve a produção oral em contextos lúdicos.

10. Projeto de Pesquisa

Os alunos podem escolher um tema de interesse e realizar uma pesquisa em inglês, apresentando os resultados para a turma. Essa atividade promove a pesquisa, a escrita e a apresentação oral, alinhando-se à habilidade EF15LP10, que envolve a produção de textos informativos em língua inglesa.