15 Ideias de Atividades (BNCC) do 1º ano do ensino médio

1. Produção de Texto Criativo

Os alunos poderão desenvolver uma atividade de produção de texto criativo, onde deverão criar uma narrativa a partir de uma imagem ou tema proposto. Essa atividade pode ser enriquecida com a leitura de contos ou crônicas, estimulando a criatividade e a expressão escrita. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Debate sobre Temas Sociais

Promover um debate em sala de aula sobre temas sociais relevantes, como desigualdade, racismo ou meio ambiente. Os alunos devem pesquisar sobre o tema e apresentar suas opiniões, desenvolvendo habilidades de argumentação e oratória. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Análise de Poemas

Os estudantes podem realizar uma análise de poemas de autores brasileiros, identificando figuras de linguagem, temas e sentimentos. Essa atividade pode incluir a leitura em voz alta e discussões em grupo sobre as interpretações. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Criação de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos educativos sobre um tema estudado, utilizando ferramentas digitais. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a pesquisa, além de desenvolver habilidades tecnológicas. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Projeto de Leitura Coletiva

Implementar um projeto de leitura coletiva, onde cada aluno escolhe um livro para ler e, posteriormente, apresenta um resumo e suas impressões para a turma. Essa atividade incentiva o hábito da leitura e a troca de experiências. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Estudo de Caso em História

Realizar um estudo de caso sobre um evento histórico significativo, onde os alunos devem pesquisar, discutir e apresentar suas conclusões. Essa atividade promove o pensamento crítico e a análise histórica. Habilidade BNCC: EF15HI01.

7. Experimentos Científicos

Os alunos podem realizar experimentos simples em sala de aula, documentando o processo e os resultados. Essa atividade prática ajuda a entender conceitos científicos e estimula a curiosidade. Habilidade BNCC: EF15CI01.

8. Criação de Infográficos

Desenvolver infográficos sobre temas estudados, utilizando dados e informações relevantes. Essa atividade estimula a síntese de informações e a criatividade visual. Habilidade BNCC: EF15MT01.

9. Simulação de Conferência

Organizar uma simulação de conferência onde os alunos representam diferentes países e discutem questões globais, como mudanças climáticas. Essa atividade desenvolve habilidades de pesquisa e argumentação. Habilidade BNCC: EF15GE01.

10. Jogo de Perguntas e Respostas

Criar um jogo de perguntas e respostas sobre o conteúdo estudado, onde os alunos podem competir em grupos. Essa atividade torna o aprendizado mais dinâmico e divertido. Habilidade BNCC: EF15LP06.

11. Criação de Blog

Os alunos podem criar um blog sobre um tema de interesse, publicando textos, imagens e vídeos. Essa atividade estimula a escrita e o uso de plataformas digitais. Habilidade BNCC: EF15LP07.

12. Análise de Filmes

Assistir a um filme relacionado ao conteúdo estudado e realizar uma análise crítica, discutindo os temas abordados e sua relação com a realidade. Habilidade BNCC: EF15AR01.

13. Mapa Conceitual

Os alunos podem criar mapas conceituais sobre um tema estudado, organizando as informações de forma visual. Essa atividade ajuda na compreensão e memorização do conteúdo. Habilidade BNCC: EF15MT02.

14. Entrevista com Profissionais

Promover entrevistas com profissionais de diferentes áreas, onde os alunos podem aprender sobre as trajetórias e experiências desses profissionais. Habilidade BNCC: EF15CI02.

15. Oficina de Artes

Realizar uma oficina de artes, onde os alunos podem explorar diferentes técnicas e materiais, criando suas próprias obras. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR02.