15 Ideias de Atividades (BNCC) de educação física sobre handebol

1. Jogo de Passes

Uma atividade fundamental para desenvolver a habilidade de passes no handebol é o jogo de passes. Os alunos devem se organizar em duplas e praticar passes em diferentes distâncias, utilizando as técnicas corretas. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF01, que aborda a prática de habilidades motoras e a compreensão dos fundamentos do handebol.

2. Dribles e Condução de Bola

Os alunos podem participar de uma atividade que envolve dribles e condução de bola. Organize um circuito com cones onde os alunos devem driblar a bola de handebol, alternando entre diferentes tipos de dribles. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15EF02, que enfatiza a importância do domínio das habilidades motoras.

3. Mini-Jogo de Handebol

Divida a turma em equipes e promova um mini-jogo de handebol em um espaço reduzido. Essa atividade permite que os alunos coloquem em prática as habilidades aprendidas em um ambiente competitivo. A habilidade BNCC EF15EF03 é relevante aqui, pois envolve a aplicação de estratégias e regras do jogo.

4. Atividade de Arremesso

Os alunos devem praticar arremessos a partir de diferentes posições. Utilize alvos para que eles possam treinar a precisão dos arremessos. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15EF04, que foca no desenvolvimento da força e precisão nos arremessos.

5. Circuito de Habilidades

Crie um circuito que inclua diferentes estações: passes, dribles, arremessos e defesa. Os alunos devem passar por cada estação, praticando as habilidades específicas. Essa atividade é importante para o desenvolvimento integral das habilidades motoras, conforme a habilidade BNCC EF15EF05.

6. Jogo de Defesa

Organize uma atividade onde os alunos devem praticar a defesa em situações de jogo. Um aluno deve tentar arremessar enquanto o outro defende. Essa prática está alinhada com a habilidade BNCC EF15EF06, que aborda a importância da defesa no handebol.

7. Torneio de Handebol

Realize um torneio entre as equipes formadas na turma. Essa atividade promove a competitividade saudável e a aplicação das habilidades em um contexto real. A habilidade BNCC EF15EF07 é pertinente, pois envolve a participação em competições e o respeito às regras.

8. Atividade de Posicionamento

Ensine aos alunos sobre os diferentes posicionamentos em quadra durante o jogo. Realize uma atividade onde eles devem se posicionar corretamente em situações de ataque e defesa. Essa prática está relacionada à habilidade BNCC EF15EF08, que enfatiza a compreensão tática do jogo.

9. Jogo de Transição

Crie uma atividade que simule a transição entre ataque e defesa. Os alunos devem praticar como se mover rapidamente entre essas duas fases do jogo. Essa atividade é importante para desenvolver a agilidade e a compreensão do jogo, conforme a habilidade BNCC EF15EF09.

10. Análise de Jogo

Promova uma atividade onde os alunos assistem a um jogo de handebol e fazem anotações sobre as estratégias utilizadas. Após a análise, discuta em grupo as observações feitas. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15EF10, que envolve a reflexão crítica sobre a prática esportiva.