15 Ideias de Atividades (BNCC) utilizando as tecnologias

1. Criação de Blogs Educativos: Os alunos podem criar blogs sobre temas estudados, utilizando plataformas como WordPress ou Blogger. Essa atividade estimula a escrita, a pesquisa e a expressão pessoal. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Produção de Vídeos Didáticos: Os estudantes podem produzir vídeos explicativos sobre conteúdos abordados em sala de aula, utilizando ferramentas como o YouTube ou aplicativos de edição de vídeo. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Jogos Educativos Online: Utilizar plataformas como Kahoot! ou Quizizz para criar quizzes interativos sobre o conteúdo estudado. Essa atividade promove a revisão de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Mapas Conceituais Digitais: Os alunos podem criar mapas conceituais utilizando ferramentas como o Coggle ou o MindMeister, facilitando a visualização de relações entre conceitos. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Apresentações Interativas: Utilizar o Prezi ou o Google Slides para criar apresentações dinâmicas sobre temas específicos, estimulando a criatividade e a comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Desenvolvimento de Aplicativos: Os alunos podem aprender a criar aplicativos simples utilizando plataformas como o App Inventor, promovendo o aprendizado de programação e lógica. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Simulações Virtuais: Utilizar simuladores online para realizar experimentos de ciências, permitindo que os alunos explorem conceitos de forma segura e interativa. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Estudos de Caso com Redes Sociais: Analisar campanhas de marketing ou movimentos sociais através de redes sociais, promovendo discussões sobre ética e cidadania. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Criação de Podcasts: Os alunos podem produzir podcasts sobre temas de interesse, desenvolvendo habilidades de pesquisa, oratória e edição de áudio. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Realidade Aumentada em Projetos: Utilizar aplicativos de realidade aumentada para enriquecer projetos, permitindo que os alunos visualizem conteúdos de forma inovadora. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Criação de Infográficos: Os alunos podem criar infográficos utilizando ferramentas como Canva ou Piktochart, facilitando a síntese de informações de maneira visual. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Debates Online: Promover debates em fóruns ou plataformas de videoconferência sobre temas atuais, desenvolvendo habilidades argumentativas e de escuta. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Pesquisa Colaborativa: Utilizar ferramentas como Google Docs para realizar pesquisas em grupo, promovendo a colaboração e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Criação de Jogos de Tabuleiro Digitais: Os alunos podem criar jogos de tabuleiro utilizando plataformas como o Tabletopia, estimulando a criatividade e o raciocínio lógico. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Visitas Virtuais a Museus: Realizar visitas virtuais a museus e exposições, utilizando recursos online para explorar a cultura e a história de diferentes sociedades. Habilidade BNCC: EF15LP15.