15 Ideias de Atividades (BNCC) jardim 2 primeiro dia

1. Apresentação Pessoal

Inicie o primeiro dia com uma atividade de apresentação pessoal. Cada aluno pode compartilhar seu nome, idade e um hobby. Essa atividade promove a interação e ajuda os alunos a se conhecerem melhor. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Mural da Turma

Crie um mural onde cada aluno possa colar uma foto ou desenho que represente algo sobre si. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão individual. Habilidade BNCC: EF15AR01.

3. Jogo da Memória com Nomes

Desenvolva um jogo da memória utilizando cartões com os nomes e fotos dos alunos. Essa atividade ajuda na memorização dos colegas e promove a socialização. Habilidade BNCC: EF15LP02.

4. Contação de Histórias

Reserve um momento para a contação de histórias. Escolha um livro que aborde temas como amizade e respeito. Isso ajuda a criar um ambiente acolhedor e a desenvolver a escuta ativa. Habilidade BNCC: EF15LP03.

5. Dinâmica do Abraço

Realize uma dinâmica onde os alunos formam um círculo e, ao som de uma música, devem se abraçar. Essa atividade promove a empatia e a união do grupo. Habilidade BNCC: EF15ET01.

6. Desenho Coletivo

Proponha um desenho coletivo em um grande papel. Cada aluno pode contribuir com um elemento, criando uma obra de arte que represente a turma. Habilidade BNCC: EF15AR02.

7. Caça ao Tesouro

Organize uma caça ao tesouro dentro da sala de aula. Crie pistas que levem os alunos a diferentes locais, promovendo o trabalho em equipe e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF15MA01.

8. Música e Movimento

Inicie uma atividade de música e movimento, onde os alunos podem dançar e se expressar livremente. Essa atividade é ótima para liberar a energia e criar um clima descontraído. Habilidade BNCC: EF15EF01.

9. Jogo de Perguntas e Respostas

Realize um jogo de perguntas e respostas sobre a turma, onde os alunos devem adivinhar informações uns dos outros. Essa atividade estimula a curiosidade e a interação. Habilidade BNCC: EF15LP04.

10. Plantando uma Semente

Finalize o dia com uma atividade de plantio de sementes. Cada aluno pode plantar uma semente em um vaso e levar para casa. Essa atividade simboliza o início de um novo ciclo e ensina sobre cuidados com a natureza. Habilidade BNCC: EF15CI01.