15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre alimentação saudável na escola

1. Oficina de Receitas Saudáveis

Organize uma oficina onde os alunos possam aprender a preparar receitas saudáveis. Utilize ingredientes frescos e locais, incentivando a criatividade e o trabalho em equipe. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15LP01, que aborda a produção de textos e a utilização de diferentes gêneros textuais.

2. Jogo da Alimentação Balanceada

Crie um jogo de tabuleiro onde os alunos devem montar um prato saudável, escolhendo os alimentos corretos. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15CI01, que trata da importância de uma alimentação equilibrada para a saúde.

3. Visita a uma Feira Livre

Promova uma visita a uma feira livre, onde os alunos podem conhecer a variedade de frutas, verduras e legumes disponíveis. Essa experiência prática pode ser associada à habilidade BNCC EF15AR01, que envolve a apreciação e valorização da cultura alimentar local.

4. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre os benefícios de uma alimentação saudável. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15LP02, que envolve a produção de textos e a comunicação visual.

5. Debate sobre Alimentação e Saúde

Realize um debate em sala de aula sobre a importância da alimentação saudável e suas implicações na saúde. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15LP03, que aborda a argumentação e a construção de opiniões fundamentadas.

6. Plantio de Horta Escolar

Inicie um projeto de horta escolar, onde os alunos aprendem sobre o cultivo de alimentos saudáveis. Essa atividade pode ser associada à habilidade BNCC EF15CI02, que trata da relação entre os seres vivos e o ambiente.

7. Palestra com Nutricionista

Convide um nutricionista para falar sobre alimentação saudável e responder perguntas dos alunos. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15LP04, que envolve a escuta e a interpretação de diferentes tipos de discursos.

8. Desafio da Alimentação Saudável

Crie um desafio onde os alunos devem consumir uma variedade de frutas e vegetais durante uma semana. Essa atividade pode ser associada à habilidade BNCC EF15EF01, que aborda a prática de atividades físicas e a promoção da saúde.

9. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos curtos sobre como preparar lanches saudáveis. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15LP05, que envolve a produção de conteúdos audiovisuais e a utilização de diferentes mídias.

10. Criação de um Diário Alimentar

Peça aos alunos que mantenham um diário alimentar por uma semana, registrando o que comem e refletindo sobre suas escolhas. Essa atividade pode ser associada à habilidade BNCC EF15CI03, que trata da análise crítica das informações sobre alimentação.

11. Concurso de Receitas Saudáveis

Organize um concurso onde os alunos apresentam suas receitas saudáveis favoritas. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15LP06, que envolve a produção e a apresentação de textos orais.

12. Mapa da Alimentação Saudável

Os alunos podem criar um mapa que mostre os alimentos saudáveis disponíveis em sua região. Essa atividade pode ser associada à habilidade BNCC EF15GE01, que trata da compreensão do espaço geográfico e dos recursos naturais.

13. Experiência Sensorial com Alimentos

Realize uma atividade onde os alunos experimentam diferentes alimentos, explorando texturas, sabores e aromas. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15AR02, que envolve a apreciação estética e sensorial.

14. Criação de um Blog sobre Alimentação

Os alunos podem criar um blog onde compartilham dicas e receitas saudáveis. Essa atividade pode ser associada à habilidade BNCC EF15LP07, que envolve a produção de textos para a web e a interação com o público.

15. Roda de Conversa sobre Tradições Alimentares

Promova uma roda de conversa onde os alunos compartilham suas tradições alimentares familiares. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15AR03, que trata da valorização da diversidade cultural.