15 Ideias de Atividades (BNCC) animais vertebrados 3º ano

1. Criação de Cartazes sobre Animais Vertebrados

Nesta atividade, os alunos devem pesquisar sobre diferentes tipos de animais vertebrados, como mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes. Cada aluno ou grupo de alunos pode escolher um animal específico para criar um cartaz informativo, que deve incluir características, habitat, alimentação e curiosidades. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02CI01, que envolve a identificação e classificação dos seres vivos.

2. Jogo da Memória dos Animais Vertebrados

Os alunos podem criar um jogo da memória utilizando imagens e informações sobre animais vertebrados. Cada par deve conter uma imagem do animal e uma descrição de suas características. Essa atividade estimula a memória e o aprendizado sobre a diversidade dos vertebrados, alinhando-se à habilidade BNCC EF02CI02, que trata da classificação dos seres vivos.

3. Apresentação Oral sobre Animais Vertebrados

Os alunos podem preparar uma apresentação oral sobre um animal vertebrado de sua escolha. Eles devem incluir informações sobre o habitat, alimentação e características do animal. Essa atividade desenvolve a habilidade de comunicação e está relacionada à habilidade BNCC EF02LP01, que envolve a produção e a apresentação de textos orais.

4. Criação de um Livro de Histórias sobre Vertebrados

Nesta atividade, os alunos podem criar um livro de histórias que envolva animais vertebrados como personagens principais. Eles devem escrever e ilustrar suas histórias, o que estimula a criatividade e o aprendizado sobre os diferentes tipos de vertebrados. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF02LP02, que trata da produção de textos literários.

5. Pesquisa sobre Ameaças aos Animais Vertebrados

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre as ameaças que os animais vertebrados enfrentam, como a destruição de habitat e a caça. Eles devem apresentar suas descobertas em um painel ou apresentação. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02CI03, que envolve a compreensão das interações entre os seres vivos e o meio ambiente.

6. Criação de um Mapa Conceitual sobre Vertebrados

Os alunos podem criar um mapa conceitual que organize as informações sobre os diferentes grupos de animais vertebrados. Essa atividade ajuda a visualizar as relações entre os grupos e suas características, alinhando-se à habilidade BNCC EF02CI04, que envolve a organização do conhecimento científico.

7. Visita a um Zoológico ou Aquário

Uma visita a um zoológico ou aquário pode ser uma atividade enriquecedora. Os alunos devem observar os animais vertebrados e registrar suas características. Após a visita, eles podem compartilhar suas observações em sala de aula, promovendo a habilidade BNCC EF02CI05, que envolve a observação e registro de fenômenos naturais.

8. Jogo de Perguntas e Respostas sobre Vertebrados

Os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre animais vertebrados. As perguntas podem abranger características, habitats e curiosidades. Essa atividade promove o aprendizado colaborativo e está alinhada à habilidade BNCC EF02LP03, que envolve a interação em situações de comunicação oral.

9. Criação de um Diário de Campo sobre Vertebrados

Nesta atividade, os alunos podem manter um diário de campo onde registram observações sobre animais vertebrados que encontram em suas comunidades. Eles devem descrever o animal, seu habitat e comportamento. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF02CI06, que envolve a observação e descrição de seres vivos.

10. Teatro de Fantoches com Animais Vertebrados

Os alunos podem criar um teatro de fantoches onde representam histórias envolvendo animais vertebrados. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, alinhando-se à habilidade BNCC EF02AR01, que envolve a apreciação e a produção de manifestações artísticas.