15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto educação infantil meio ambiente

1. Criação de um Jardim Sensorial

Uma atividade que estimula os sentidos das crianças é a criação de um jardim sensorial. Os alunos podem plantar diferentes tipos de flores e ervas, como alecrim e lavanda, que possuem aromas distintos. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15CI01, que propõe a observação e a exploração de diferentes formas de vida no ambiente.

2. Coleta de Lixo na Comunidade

Organizar uma ação de coleta de lixo em áreas próximas à escola é uma excelente maneira de ensinar sobre a importância da preservação ambiental. As crianças podem aprender sobre a separação de resíduos e a reciclagem, abordando a habilidade EF15CI02, que envolve a análise de impactos ambientais.

3. Confecção de Brinquedos com Materiais Recicláveis

Estimular a criatividade dos alunos por meio da confecção de brinquedos utilizando materiais recicláveis é uma atividade divertida e educativa. Essa prática está relacionada à habilidade EF15AR01, que incentiva a criação artística a partir de materiais disponíveis no ambiente.

4. Experimentos com Água e Solo

Realizar experimentos simples que demonstrem a importância da água e do solo para a vida é uma ótima maneira de ensinar conceitos básicos de ciências. Os alunos podem observar como diferentes tipos de solo retêm água, alinhando-se à habilidade EF15CI03, que trata da investigação de fenômenos naturais.

5. Criação de Cartazes sobre Sustentabilidade

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre práticas sustentáveis, como a economia de água e energia. Essa atividade promove a habilidade EF15CI04, que envolve a comunicação de ideias e a conscientização sobre questões ambientais.

6. Visita a uma Reserva Ambiental

Planejar uma visita a uma reserva ambiental ou parque é uma excelente forma de conectar os alunos com a natureza. Durante a visita, eles podem observar diferentes ecossistemas, alinhando-se à habilidade EF15CI05, que propõe a exploração de ambientes naturais.

7. Criação de um Diário de Observação da Natureza

Os alunos podem manter um diário de observação onde registram suas descobertas sobre plantas e animais. Essa atividade estimula a curiosidade e a pesquisa, em conformidade com a habilidade EF15CI06, que incentiva a observação sistemática do ambiente.

8. Plantio de Árvores

Organizar um dia de plantio de árvores na escola ou em áreas públicas é uma atividade que promove a responsabilidade ambiental. Essa ação está relacionada à habilidade EF15CI07, que aborda a importância da vegetação para o equilíbrio ecológico.

9. Jogo de Memória sobre Animais em Extinção

Desenvolver um jogo de memória que ensine sobre animais em extinção e seus habitats é uma forma lúdica de educar os alunos. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15CI08, que trata da conscientização sobre a biodiversidade.

10. Criação de um Mapa da Sustentabilidade da Escola

Os alunos podem criar um mapa que mostre as práticas sustentáveis da escola, como a coleta seletiva e o uso de energia solar. Essa atividade promove a habilidade EF15CI09, que envolve a análise de ações sustentáveis no cotidiano.