15 Ideias de Atividades (BNCC) artes séries iniciais

1. Pintura com os Dedos

A atividade de pintura com os dedos é uma forma lúdica e sensorial de introduzir as crianças ao universo das artes. Os alunos podem usar tintas de diferentes cores para criar obras de arte únicas, estimulando a criatividade e a expressão pessoal. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR01, que propõe a exploração de diferentes materiais e técnicas artísticas.

2. Criação de Máscaras

Os alunos podem criar máscaras utilizando papel, tintas e outros materiais recicláveis. Essa atividade permite que as crianças explorem a cultura e a diversidade, além de desenvolver habilidades motoras. A habilidade BNCC EF15AR02 é contemplada, pois envolve a produção de objetos artísticos que representam a identidade cultural.

3. Teatro de Sombras

O teatro de sombras é uma atividade que combina artes visuais e cênicas. Os alunos podem criar personagens e cenários em papel, projetando suas sombras em uma parede iluminada. Essa atividade estimula a imaginação e a narrativa, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR03, que envolve a criação de histórias e personagens.

4. Colagem de Revistas

Os alunos podem recortar imagens de revistas e criar colagens que expressem suas emoções ou temas específicos. Essa atividade promove a criatividade e a interpretação visual, atendendo à habilidade BNCC EF15AR04, que incentiva a produção de obras a partir de diferentes fontes de inspiração.

5. Desenho Livre

A atividade de desenho livre permite que os alunos expressem suas ideias e sentimentos através do desenho. Com diferentes materiais, como lápis de cor e canetinhas, as crianças podem criar suas próprias obras. Essa prática está relacionada à habilidade BNCC EF15AR05, que valoriza a expressão individual e a criatividade.

6. Mural Coletivo

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um mural coletivo, utilizando tintas, papéis e outros materiais. Essa atividade promove a colaboração e o trabalho em equipe, além de desenvolver a percepção estética. A habilidade BNCC EF15AR06 é contemplada, pois envolve a criação de obras coletivas que refletem a diversidade de ideias.

7. Dança Criativa

A dança criativa é uma forma de expressão artística que permite que os alunos se movimentem livremente, explorando diferentes ritmos e estilos. Essa atividade estimula a coordenação motora e a expressão corporal, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR07, que propõe a exploração do corpo como meio de comunicação.

8. Construção de Instrumentos Musicais

Os alunos podem criar instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis, como garrafas e latas. Essa atividade promove a criatividade e a compreensão dos sons, atendendo à habilidade BNCC EF15AR08, que envolve a produção de sons e ritmos a partir de objetos do cotidiano.

9. Fotografia Criativa

A atividade de fotografia criativa permite que os alunos explorem o mundo ao seu redor através das lentes de uma câmera. Eles podem capturar imagens que representem suas emoções ou temas específicos. Essa prática está alinhada à habilidade BNCC EF15AR09, que incentiva a observação e a interpretação do ambiente.

10. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, desenvolvendo personagens e enredos. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa visual, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR10, que propõe a produção de narrativas em diferentes formatos e suportes.