15 Ideias de Atividades (BNCC) com alunos deficientes

1. Contação de Histórias Inclusivas

A contação de histórias é uma atividade que pode ser adaptada para atender alunos com diferentes deficiências. Utilize livros ilustrados e recursos audiovisuais para tornar a narrativa mais acessível. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP01, que aborda a produção e a leitura de textos orais e escritos.

2. Jogos de Memória com Palavras

Desenvolva um jogo de memória utilizando palavras e imagens que representem conceitos estudados. Essa atividade estimula a memória e a associação, sendo ideal para alunos com dificuldades cognitivas. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP02, que trata da leitura e interpretação de textos.

3. Atividades de Arte com Materiais Diversificados

Propor atividades artísticas utilizando diferentes materiais, como massinha, tintas e papéis texturizados, permite que alunos com deficiências motoras ou sensoriais explorem sua criatividade. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR01, que envolve a apreciação e a produção de obras de arte.

4. Dinâmicas de Grupo com Inclusão

Promova dinâmicas de grupo que incentivem a colaboração entre os alunos, respeitando as limitações de cada um. Essa atividade é fundamental para o desenvolvimento social e emocional, alinhando-se à habilidade BNCC EF15CS01, que trata das relações interpessoais.

5. Atividades de Leitura Compartilhada

Realizar sessões de leitura compartilhada, onde o professor lê em voz alta e os alunos acompanham com suas cópias, é uma excelente forma de inclusão. Essa prática está relacionada à habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a leitura e a interpretação de diferentes gêneros textuais.

6. Jogos de Tabuleiro Adaptados

Utilize jogos de tabuleiro adaptados para trabalhar conteúdos curriculares de forma lúdica. Os jogos podem ser modificados para atender às necessidades específicas de cada aluno, alinhando-se à habilidade BNCC EF15MA01, que envolve a resolução de problemas matemáticos.

7. Atividades de Música e Movimento

Incorporar música e movimento nas aulas pode ser uma forma eficaz de engajar alunos com deficiências. Atividades como dança e jogos musicais ajudam no desenvolvimento motor e social, correspondendo à habilidade BNCC EF15AR02, que trata da expressão corporal e musical.

8. Criação de Histórias em Quadrinhos

Estimule os alunos a criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando desenhos e textos. Essa atividade promove a criatividade e a expressão pessoal, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP04, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.

9. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples e visuais pode despertar o interesse dos alunos pela ciência. Adapte os experimentos para que todos possam participar, respeitando suas limitações. A habilidade BNCC correspondente é EF15CI01, que trata da investigação científica.

10. Atividades de Jardinagem

Incluir atividades de jardinagem na rotina escolar permite que os alunos aprendam sobre natureza e responsabilidade. Essa prática pode ser adaptada para alunos com deficiências motoras, promovendo a habilidade BNCC EF15CI02, que envolve o cuidado com o meio ambiente.

11. Criação de Vídeos Educativos

Propor a criação de vídeos educativos sobre temas estudados pode ser uma forma inovadora de aprendizado. Os alunos podem trabalhar em grupos, utilizando tecnologia para expressar suas ideias. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP05, que envolve a produção de textos multimídia.

12. Atividades de Culinária

Realizar atividades de culinária pode ser uma forma divertida de ensinar matemática e ciências. Adapte as receitas para que todos possam participar, respeitando as limitações de cada aluno. A habilidade BNCC correspondente é EF15MA02, que trata da aplicação de conceitos matemáticos em situações práticas.

13. Jogos de Role-Playing

Utilizar jogos de role-playing pode ajudar os alunos a desenvolver empatia e compreensão social. Crie cenários onde os alunos possam atuar em diferentes papéis, alinhando-se à habilidade BNCC EF15CS02, que envolve a análise de situações sociais.

14. Atividades de Yoga e Relaxamento

Incorporar práticas de yoga e relaxamento nas aulas pode beneficiar alunos com dificuldades emocionais e de concentração. Essas atividades promovem o bem-estar e a atenção, correspondendo à habilidade BNCC EF15EF01, que trata da promoção da saúde e do bem-estar.

15. Projetos de Voluntariado

Envolver os alunos em projetos de voluntariado pode ser uma forma poderosa de inclusão e aprendizado. Eles podem participar de atividades que ajudem a comunidade, alinhando-se à habilidade BNCC EF15CS03, que trata da cidadania e do trabalho em equipe.