15 Ideias de Atividades (BNCC) percussão

1. Introdução à Percussão

A percussão é um dos elementos mais vibrantes e dinâmicos da música, permitindo que os alunos explorem ritmos e batidas de maneira criativa. Para iniciar, os professores podem apresentar diferentes instrumentos de percussão, como tambores, pandeiros e caixas, incentivando os alunos a experimentarem com sons variados. Essa atividade pode ser alinhada à habilidade EM13LGG101, que envolve a exploração de diferentes sonoridades e ritmos.

2. Criação de Ritmos em Grupo

Dividir a turma em pequenos grupos e solicitar que cada grupo crie um ritmo original utilizando instrumentos de percussão é uma excelente forma de estimular a criatividade. Os alunos podem apresentar suas composições para a turma, promovendo a habilidade EM13LGG102, que foca na criação e interpretação de ritmos e melodias.

3. Jogo de Imitação de Sons

Os alunos podem participar de um jogo onde um aluno faz um som com um instrumento de percussão e os outros devem imitá-lo. Essa atividade não só é divertida, mas também ajuda a desenvolver a escuta ativa e a coordenação motora, alinhando-se à habilidade EM13LGG103, que trata da percepção auditiva e da reprodução de sons.

4. Percussão Corporal

Utilizar o corpo como instrumento de percussão é uma atividade que pode ser realizada em qualquer lugar. Os alunos podem criar ritmos batendo palmas, estalando os dedos ou batendo os pés. Essa prática ajuda a desenvolver a noção de tempo e ritmo, conforme a habilidade EM13LGG104, que aborda a utilização do corpo como meio de expressão musical.

5. Contação de Histórias com Percussão

Integrar a percussão à contação de histórias pode tornar a narrativa mais envolvente. Os alunos podem criar sons que representem diferentes personagens ou ações da história, estimulando a criatividade e a interpretação, alinhando-se à habilidade EM13LGG105, que envolve a relação entre música e outras linguagens artísticas.

6. Oficina de Instrumentos de Percussão

Propor uma oficina onde os alunos possam construir seus próprios instrumentos de percussão com materiais recicláveis é uma maneira divertida de aprender. Essa atividade estimula a criatividade e a consciência ambiental, além de estar alinhada à habilidade EM13LGG106, que trata da criação de instrumentos e objetos sonoros.

7. Dança e Percussão

Combinar dança com percussão pode ser uma forma poderosa de expressar emoções e contar histórias. Os alunos podem criar uma coreografia que acompanhe os ritmos que eles mesmos criaram, promovendo a habilidade EM13LGG107, que envolve a relação entre dança e música.

8. Análise de Estilos Musicais

Os alunos podem explorar diferentes estilos musicais que utilizam percussão, como samba, rock e jazz. Essa atividade pode incluir a pesquisa sobre a história de cada estilo e a identificação dos instrumentos de percussão utilizados, alinhando-se à habilidade EM13LGG108, que foca na análise e apreciação de diferentes gêneros musicais.

9. Criação de uma Banda de Percussão

Formar uma banda de percussão na sala de aula pode ser uma experiência enriquecedora. Os alunos podem escolher seus instrumentos e ensaiar juntos, promovendo a habilidade EM13LGG109, que trata do trabalho em grupo e da colaboração musical.

10. Apresentação Final

Para encerrar o ciclo de atividades, os alunos podem realizar uma apresentação final onde mostram tudo o que aprenderam sobre percussão. Essa atividade não só celebra o aprendizado, mas também desenvolve a confiança e a habilidade de se apresentar em público, alinhando-se à habilidade EM13LGG110, que envolve a apresentação de trabalhos artísticos.