15 Ideias de Atividades (BNCC) educação física 4º e 5º ano

1. Jogo da Memória com Movimentos Corporais

Esta atividade consiste em criar um jogo da memória utilizando cartões que representam diferentes movimentos corporais, como saltar, correr, girar, entre outros. Os alunos devem encontrar os pares de movimentos e, ao fazer isso, realizar a ação correspondente. Essa atividade estimula a memória e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Circuito de Atividades Físicas

Organize um circuito com diferentes estações, cada uma com uma atividade física específica, como corrida, salto em distância, arremesso de bola e flexões. Os alunos devem passar por todas as estações, realizando cada atividade por um tempo determinado. Essa dinâmica promove o trabalho em equipe e a resistência física. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dança das Cadeiras com Música e Movimento

Adapte o clássico jogo da dança das cadeiras, incluindo movimentos corporais que os alunos devem realizar enquanto a música toca. Quando a música parar, eles devem encontrar uma cadeira, mas antes, devem completar um movimento específico, como um salto ou uma pirueta. Essa atividade desenvolve o ritmo e a agilidade. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Caça ao Tesouro com Desafios Físicos

Crie uma caça ao tesouro onde os alunos precisam encontrar pistas que os levem a diferentes locais da escola. Em cada local, eles devem completar um desafio físico, como fazer 10 polichinelos ou correr até um determinado ponto. Essa atividade estimula a resolução de problemas e a atividade física. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Torneio de Mini Esportes

Organize um torneio de mini esportes, como mini-futebol, mini-basquete ou vôlei. Divida os alunos em equipes e promova jogos rápidos, onde todos têm a oportunidade de participar. Essa atividade promove a socialização, o trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades esportivas. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Atividades de Alongamento e Relaxamento

Inicie a aula com uma sessão de alongamento e relaxamento, onde os alunos aprendem a importância de aquecer e relaxar os músculos. Utilize músicas suaves e oriente os alunos a realizarem alongamentos específicos. Essa prática ajuda na prevenção de lesões e melhora a flexibilidade. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Jogos de Imitação de Animais

Proponha uma atividade onde os alunos imitam diferentes animais em suas movimentações, como pular como um sapo, correr como um leão ou rastejar como uma cobra. Essa atividade é divertida e estimula a criatividade, além de trabalhar a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Corrida de Revezamento

Organize uma corrida de revezamento em grupos, onde cada aluno deve correr uma distância determinada e passar o bastão para o próximo. Essa atividade ensina sobre a importância do trabalho em equipe e melhora a resistência cardiovascular. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Aulas de Capoeira

Introduza os alunos à capoeira, uma atividade que combina dança, luta e música. Os alunos podem aprender alguns movimentos básicos e participar de uma roda de capoeira. Essa atividade promove a cultura brasileira e desenvolve a coordenação e o ritmo. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Jogos de Água

Em dias quentes, organize jogos com água, como corrida de balões d’água ou jogos de esguicho. Essas atividades são divertidas e ajudam a refrescar os alunos, além de promover a interação social e o desenvolvimento motor. Habilidade BNCC: EF15EF10.