15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto para pré-escola

1. Atividade de Contação de Histórias

A contação de histórias é uma atividade que estimula a imaginação e a linguagem das crianças. Os professores podem escolher livros que abordem temas relevantes e que estejam alinhados com a BNCC, como diversidade e respeito. Durante a atividade, é importante incentivar as crianças a interagirem, fazendo perguntas e expressando suas opiniões sobre a história. Habilidade BNCC: EI01CG01.

2. Jogo de Memória com Palavras

O jogo de memória é uma excelente maneira de trabalhar a memória e o vocabulário. Os professores podem criar cartas com palavras e imagens que representem essas palavras, ajudando as crianças a fazer associações. Essa atividade pode ser adaptada para incluir palavras que estejam sendo trabalhadas em sala de aula. Habilidade BNCC: EI01LP01.

3. Oficina de Artes com Materiais Recicláveis

As oficinas de artes são uma forma divertida de explorar a criatividade. Utilizando materiais recicláveis, os alunos podem criar obras de arte, aprendendo sobre sustentabilidade ao mesmo tempo. Essa atividade pode ser complementada com uma discussão sobre a importância da reciclagem. Habilidade BNCC: EI02ET01.

4. Atividade de Jardinagem

Introduzir as crianças ao mundo das plantas e da jardinagem pode ser uma experiência enriquecedora. Os professores podem organizar uma atividade onde as crianças plantam sementes e aprendem sobre o ciclo de vida das plantas. Essa atividade também pode incluir discussões sobre a importância da natureza. Habilidade BNCC: EI02CI01.

5. Dança e Movimento

A dança é uma forma de expressão que pode ser utilizada para trabalhar a coordenação motora e a musicalidade. Os professores podem criar uma atividade onde as crianças aprendem passos de dança e se expressam através do movimento. Essa atividade pode ser relacionada a diferentes culturas e estilos musicais. Habilidade BNCC: EI03C01.

6. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples é uma forma de despertar a curiosidade das crianças. Os professores podem conduzir atividades que envolvam água, ar e outros elementos, permitindo que as crianças observem fenômenos naturais. Habilidade BNCC: EI02CI02.

7. Criação de Histórias em Quadrinhos

Estimular a criatividade através da criação de histórias em quadrinhos é uma atividade que pode ser muito divertida. Os alunos podem desenhar e escrever suas próprias histórias, desenvolvendo habilidades de escrita e ilustração. Habilidade BNCC: EI01LP02.

8. Jogos de Raciocínio Lógico

Os jogos de raciocínio lógico são ótimos para desenvolver o pensamento crítico. Os professores podem utilizar quebra-cabeças e jogos de tabuleiro que incentivem as crianças a resolver problemas e a trabalhar em equipe. Habilidade BNCC: EI03MA01.

9. Atividade de Culinária

Envolver as crianças em atividades de culinária é uma maneira prática de ensinar sobre medidas e ingredientes. Os professores podem organizar uma atividade onde as crianças ajudam a preparar uma receita simples, promovendo a colaboração e o aprendizado. Habilidade BNCC: EI03MA02.

10. Teatro de Fantoches

O teatro de fantoches é uma atividade que estimula a criatividade e a expressão oral. Os professores podem criar um pequeno teatro na sala de aula e incentivar as crianças a desenvolverem suas próprias histórias e personagens. Habilidade BNCC: EI01CG02.