15 Ideias de Atividades (BNCC) Luiz Gonzaga

1. Apresentação da Vida e Obra de Luiz Gonzaga

Inicie a atividade com uma apresentação sobre a vida e obra de Luiz Gonzaga, um dos maiores ícones da música nordestina. Os alunos podem pesquisar e apresentar informações sobre sua biografia, suas influências musicais e a importância de sua obra para a cultura brasileira. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR01, que aborda a apreciação e a análise de obras artísticas.

2. Criação de um Mapa Musical

Os alunos podem criar um mapa musical do Brasil, destacando as regiões onde Luiz Gonzaga teve influência. Eles devem incluir informações sobre os ritmos e estilos musicais de cada região, relacionando-os com as canções de Gonzaga. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15AR02, que envolve o reconhecimento das diversidades culturais.

3. Análise de Letras de Músicas

Escolha algumas letras de músicas de Luiz Gonzaga e promova uma análise crítica em sala de aula. Os alunos podem discutir os temas abordados, como a seca, a migração e a vida no sertão. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP01, que incentiva a análise de diferentes gêneros textuais.

4. Oficina de Sanfona

Organize uma oficina de sanfona, onde os alunos possam aprender sobre o instrumento que é símbolo da música de Luiz Gonzaga. Um músico convidado pode ensinar os alunos a tocar algumas notas e ritmos básicos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR03, que envolve a prática de diferentes linguagens artísticas.

5. Criação de um Jogo de Perguntas e Respostas

Desenvolva um jogo de perguntas e respostas sobre a vida e obra de Luiz Gonzaga. Os alunos podem trabalhar em grupos para criar perguntas e respostas, promovendo a pesquisa e o aprendizado colaborativo. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15LP02, que foca na produção de textos orais e escritos.

6. Produção de um Vídeo Documentário

Os alunos podem produzir um vídeo documentário sobre a influência de Luiz Gonzaga na música brasileira. Eles devem pesquisar, roteirizar e filmar, utilizando recursos audiovisuais. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15AR04, que envolve a produção de obras artísticas em diferentes mídias.

7. Criação de Cartazes Temáticos

Proponha que os alunos criem cartazes temáticos sobre as músicas de Luiz Gonzaga, utilizando elementos visuais que representem as letras e os sentimentos das canções. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15AR05, que incentiva a expressão artística através de diferentes suportes.

8. Estudo sobre o Forró

Realize uma aula sobre o forró, gênero musical associado a Luiz Gonzaga. Os alunos podem aprender sobre os diferentes estilos de forró e suas características. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR06, que aborda a diversidade dos gêneros musicais.

9. Composição de uma Música Inspirada em Gonzaga

Estimule os alunos a compor uma música inspirada no estilo de Luiz Gonzaga, utilizando elementos da cultura nordestina. Eles podem apresentar suas composições para a turma. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15AR07, que envolve a criação de obras artísticas.

10. Debate sobre a Cultura Nordestina

Promova um debate sobre a cultura nordestina e o papel de Luiz Gonzaga na valorização dessa cultura. Os alunos podem trazer suas opiniões e experiências, enriquecendo a discussão. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15LP03, que incentiva a argumentação e a expressão de opiniões.