15 Ideias de Atividades (BNCC) para educação infantil primeira semana de aula

1. Apresentação Pessoal com Desenhos

Uma atividade divertida para a primeira semana de aula é a apresentação pessoal através de desenhos. Cada criança pode desenhar algo que represente a si mesma, como sua família, seu animal de estimação ou algo que gosta de fazer. Essa atividade estimula a expressão artística e a socialização entre os alunos. Habilidade BNCC: EI01CG03.

2. Jogo da Memória com Nomes

Utilize um jogo da memória personalizado com os nomes das crianças. Cada aluno deve encontrar o par correspondente ao seu nome. Essa atividade ajuda na memorização dos nomes e promove a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EI01CG02.

3. Contação de Histórias

Inicie a semana com uma contação de histórias. Escolha um livro que aborde temas como amizade ou diversidade. Após a leitura, promova uma roda de conversa onde as crianças podem compartilhar suas impressões. Habilidade BNCC: EI01EF01.

4. Mural da Diversidade

Crie um mural onde cada criança pode colar uma foto ou desenho que represente sua cultura ou origem. Essa atividade valoriza a diversidade e promove o respeito entre os alunos. Habilidade BNCC: EI01ET01.

5. Brincadeiras de Grupo

Realize brincadeiras em grupo, como “Pega-Pega” ou “Esconde-Esconde”. Essas atividades ajudam a desenvolver a coordenação motora e a socialização entre as crianças. Habilidade BNCC: EI01EF02.

6. Oficina de Artes

Proponha uma oficina de artes onde as crianças possam criar objetos com materiais recicláveis. Essa atividade estimula a criatividade e a consciência ambiental. Habilidade BNCC: EI01AR01.

7. Música e Movimento

Inicie as aulas com músicas que incentivem o movimento, como danças e cantigas de roda. A música é uma excelente ferramenta para desenvolver habilidades motoras e promover a alegria na sala de aula. Habilidade BNCC: EI01EF03.

8. Caça ao Tesouro

Organize uma caça ao tesouro dentro da sala de aula ou no pátio da escola. As pistas podem ser simples e relacionadas ao conteúdo que será trabalhado durante o ano. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EI01MA01.

9. Criação de Regras de Convívio

Promova uma discussão sobre as regras de convivência na sala de aula. As crianças podem sugerir e criar um cartaz com as regras que todos devem seguir. Essa atividade ensina sobre responsabilidade e respeito. Habilidade BNCC: EI01CG01.

10. Experimentos Simples

Realize experimentos simples, como misturar água e corante. As crianças podem observar as mudanças e discutir o que acontece. Essa atividade desperta a curiosidade e o interesse pela ciência. Habilidade BNCC: EI01CN01.