15 Ideias de Atividades (BNCC) arquitetura

1. Criação de Maquetes de Edifícios

Uma atividade prática que envolve a construção de maquetes de edifícios utilizando materiais recicláveis. Os alunos podem trabalhar em grupos para projetar um edifício que represente uma função social, como uma escola ou um centro comunitário. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR01, que aborda a criação e apreciação de obras de arte e arquitetura.

2. Estudo de Estilos Arquitetônicos

Os alunos podem pesquisar diferentes estilos arquitetônicos, como o gótico, barroco e moderno. Em seguida, cada grupo pode apresentar suas descobertas em uma feira de estilos, utilizando cartazes e maquetes. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15AR02, que envolve a análise de diferentes manifestações culturais e artísticas.

3. Visita a Monumentos Históricos

Organizar uma visita a um monumento histórico local permite que os alunos observem a arquitetura em primeira mão. Após a visita, os alunos podem elaborar um relatório ou uma apresentação sobre a importância histórica e arquitetônica do local, alinhando-se à habilidade EF15AR03, que trata da valorização do patrimônio cultural.

4. Projeto de Espaços Públicos

Nesta atividade, os alunos devem projetar um espaço público, como um parque ou uma praça, considerando aspectos de acessibilidade e sustentabilidade. Eles podem usar softwares de design ou desenhar à mão. Essa atividade se conecta à habilidade EF15AR04, que aborda a criação de propostas para a melhoria do espaço urbano.

5. Análise de Edificações Locais

Os alunos podem escolher um edifício da sua cidade e realizar uma análise detalhada, observando elementos como a estrutura, materiais utilizados e a função do espaço. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15AR05, que incentiva a observação e análise crítica do ambiente construído.

6. Criação de um Diário de Arquitetura

Os alunos podem manter um diário onde registram suas observações sobre diferentes edificações que encontram no dia a dia. Eles podem incluir desenhos, fotos e reflexões sobre a arquitetura. Essa atividade se alinha à habilidade EF15AR06, que promove a documentação e reflexão sobre a experiência estética.

7. Debate sobre Sustentabilidade na Arquitetura

Promover um debate em sala de aula sobre a importância da sustentabilidade na arquitetura contemporânea. Os alunos podem pesquisar exemplos de edifícios sustentáveis e discutir como esses conceitos podem ser aplicados em projetos futuros. Essa atividade está conectada à habilidade EF15AR07, que aborda a discussão sobre questões ambientais.

8. Criação de Cartazes sobre Arquitetos Famosos

Os alunos podem escolher um arquiteto famoso e criar um cartaz informativo que inclua biografia, principais obras e estilo arquitetônico. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15AR08, que incentiva a pesquisa sobre influências culturais e artísticas.

9. Simulação de um Concurso de Arquitetura

Os alunos podem participar de uma simulação de concurso de arquitetura, onde devem apresentar um projeto para um edifício público. Um painel de “jurados” pode avaliar as propostas com base em critérios como inovação e funcionalidade. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR09, que envolve a apresentação e defesa de ideias.

10. Criação de um Mapa Arquitetônico da Cidade

Os alunos podem criar um mapa que destaque os principais edifícios e monumentos da cidade, incluindo informações sobre a história e a arquitetura de cada um. Essa atividade se conecta à habilidade EF15AR10, que promove a valorização do patrimônio local e a compreensão do espaço urbano.