15 Ideias de Atividades (BNCC) flores

1. Criação de um Jardim Sensorial

Uma atividade que envolve a criação de um jardim sensorial pode ser uma excelente forma de trabalhar com as flores. Os alunos podem trazer diferentes tipos de flores e plantas, explorando suas texturas, cores e cheiros. Essa atividade pode ser realizada em grupos, onde cada grupo é responsável por uma parte do jardim. A habilidade BNCC correspondente é EF15CI03, que aborda a observação e a descrição de fenômenos naturais.

2. Pintura com Flores

Utilizar flores como ferramenta de pintura é uma atividade criativa e divertida. Os alunos podem usar as pétalas e folhas para criar estampas em papel, explorando as cores e formas que as flores oferecem. Essa atividade estimula a criatividade e a percepção estética, alinhando-se à habilidade EF15AR01, que trata da apreciação e produção artística.

3. Estudo das Cores das Flores

Os alunos podem investigar as diferentes cores das flores e como elas atraem polinizadores. Essa atividade pode incluir a coleta de flores de diferentes cores e a realização de um gráfico que mostre a quantidade de flores de cada cor. A habilidade BNCC relacionada é EF15CI02, que envolve a análise de dados e a construção de gráficos.

4. Criação de um Herbário

Os alunos podem coletar flores e plantas para criar um herbário. Essa atividade envolve a identificação das espécies, a coleta e a secagem das plantas, além da montagem do herbário. Essa prática está alinhada à habilidade EF15CI04, que trata da classificação e identificação de seres vivos.

5. Contação de Histórias sobre Flores

Os alunos podem pesquisar e contar histórias ou mitos relacionados a flores de diferentes culturas. Essa atividade promove a pesquisa e a oralidade, desenvolvendo a habilidade EF15LP01, que aborda a produção e a interpretação de textos orais e escritos.

6. Experimentos com Flores e Água

Realizar experimentos para observar como as flores absorvem água pode ser uma atividade educativa e divertida. Os alunos podem usar corantes alimentares para ver como a água se desloca pelas flores. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15CI05, que envolve a realização de experimentos e a observação de fenômenos.

7. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes que informem sobre a importância das flores para o meio ambiente, como polinizadores e a biodiversidade. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF15CI06, que trata da comunicação de ideias e informações sobre ciências.

8. Oficina de Arranjos Florais

Uma oficina de arranjos florais pode ser uma atividade prática onde os alunos aprendem sobre a combinação de cores e formas. Além de desenvolver habilidades manuais, essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15AR02, que aborda a criação e a apreciação de obras de arte.

9. Visita a um Jardim Botânico

Organizar uma visita a um jardim botânico pode proporcionar aos alunos uma experiência direta com a diversidade de flores e plantas. Durante a visita, os alunos podem fazer anotações e desenhos, desenvolvendo a habilidade EF15CI07, que envolve a observação e o registro de fenômenos naturais.

10. Criação de um Diário de Flores

Os alunos podem manter um diário onde registram suas observações sobre as flores que encontram ao longo do tempo. Essa atividade pode incluir desenhos, descrições e reflexões, alinhando-se à habilidade EF15LP02, que trata da produção de textos e da expressão de ideias.