15 Ideias de Atividades (BNCC) crônica 9º ano

1. Criação de Crônicas em Grupo

Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar uma crônica coletiva. Cada grupo escolherá um tema atual e relevante, discutindo e escrevendo a crônica em conjunto. Essa atividade estimula a colaboração e a criatividade, além de desenvolver habilidades de escrita e argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP21.

2. Análise de Crônicas Famosas

Os alunos farão uma pesquisa sobre crônicas de autores renomados, como Luis Fernando Veríssimo e Martha Medeiros. Em seguida, cada aluno apresentará uma crônica escolhida, analisando o estilo do autor e os temas abordados. Essa atividade promove a leitura crítica e a interpretação textual. Habilidade BNCC: EF15LP12.

3. Criação de um Blog de Crônicas

Os alunos criarão um blog onde publicarão suas próprias crônicas. Eles aprenderão sobre a plataforma de blogs, como formatar textos e usar imagens. Essa atividade incentiva a escrita criativa e a utilização de ferramentas digitais. Habilidade BNCC: EF15LP20.

4. Debate sobre Temas Abordados nas Crônicas

Após a leitura de algumas crônicas, os alunos participarão de um debate sobre os temas abordados, como política, cotidiano e relações sociais. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP18.

5. Produção de Crônicas em Diferentes Gêneros

Os alunos deverão reescrever uma crônica em outros gêneros textuais, como notícia ou conto. Essa atividade ajuda a entender as características de cada gênero e a flexibilidade da escrita. Habilidade BNCC: EF15LP13.

6. Oficina de Escrita Criativa

Promover uma oficina onde os alunos possam experimentar diferentes estilos de escrita para crônicas. Eles poderão usar prompts e exercícios de criatividade para desenvolver suas ideias. Habilidade BNCC: EF15LP19.

7. Leitura e Interpretação de Crônicas em Dupla

Os alunos formarão duplas para ler e interpretar crônicas selecionadas. Após a leitura, cada dupla deverá apresentar suas interpretações e discutir as diferentes perspectivas. Habilidade BNCC: EF15LP14.

8. Criação de Ilustrações para Crônicas

Os alunos criarão ilustrações que representem as crônicas que leram ou escreveram. Essa atividade integra arte e literatura, estimulando a expressão visual. Habilidade BNCC: EF15AR02.

9. Produção de Vídeos sobre Crônicas

Os alunos deverão produzir vídeos curtos onde apresentem suas crônicas, utilizando recursos audiovisuais. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e uso de tecnologia. Habilidade BNCC: EF15LP17.

10. Jogo de Palavras com Temas de Crônicas

Os alunos participarão de um jogo de palavras onde deverão criar frases ou mini-crônicas a partir de palavras sorteadas. Essa atividade estimula a criatividade e a agilidade mental. Habilidade BNCC: EF15LP15.

11. Criação de Podcast de Crônicas

Os alunos criarão um podcast onde lerão suas crônicas e discutirão os temas abordados. Essa atividade incentiva a oralidade e a produção de conteúdo digital. Habilidade BNCC: EF15LP16.

12. Análise de Crônicas em Mídias Sociais

Os alunos farão uma análise de crônicas publicadas em redes sociais, discutindo a linguagem e o impacto que essas crônicas têm no público. Habilidade BNCC: EF15LP11.

13. Criação de um Livro de Crônicas da Turma

Os alunos coletarão suas crônicas e criarão um livro da turma, que poderá ser impresso ou digital. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a valorização da produção textual. Habilidade BNCC: EF15LP22.

14. Estudo de Crônicas e suas Estruturas

Os alunos estudarão a estrutura das crônicas, identificando elementos como introdução, desenvolvimento e conclusão. Em seguida, deverão escrever suas próprias crônicas seguindo essa estrutura. Habilidade BNCC: EF15LP10.

15. Criação de Cartazes com Temas de Crônicas

Os alunos criarão cartazes que representem os temas de suas crônicas, utilizando colagens e desenhos. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR01.