15 Ideias de Atividades (BNCC) de ciências ensino fundamental 6º ano

1. Experimentos com Plantas

Os alunos podem realizar um experimento simples com sementes, utilizando diferentes tipos de solo e níveis de luz. Essa atividade permite observar o crescimento das plantas e entender a importância da fotossíntese. Habilidade BNCC: EF06CI03.

2. Ciclo da Água

Proponha uma atividade onde os alunos criem um modelo do ciclo da água utilizando materiais recicláveis. Essa atividade ajuda a visualizar os processos de evaporação, condensação e precipitação. Habilidade BNCC: EF06CI04.

3. Classificação dos Seres Vivos

Os alunos podem pesquisar e classificar diferentes seres vivos em grupos como plantas, animais e fungos. Essa atividade estimula a curiosidade e o aprendizado sobre a biodiversidade. Habilidade BNCC: EF06CI01.

4. Experiência com Magnetismo

Realizar experimentos com ímãs e objetos metálicos para explorar os conceitos de magnetismo. Os alunos podem observar quais materiais são atraídos e quais não são, desenvolvendo habilidades de observação e registro. Habilidade BNCC: EF06CI05.

5. Montagem de um Ecossistema

Os alunos podem criar um terrário ou aquário, representando um ecossistema. Essa atividade permite que eles aprendam sobre interações entre organismos e o meio ambiente. Habilidade BNCC: EF06CI02.

6. Investigação de Poluentes

Proponha que os alunos coletem amostras de água de diferentes fontes e analisem a presença de poluentes. Essa atividade promove a consciência ambiental e a importância da preservação dos recursos hídricos. Habilidade BNCC: EF06CI06.

7. Estudo dos Climas

Os alunos podem pesquisar sobre diferentes climas do Brasil e criar um mural com informações e imagens. Essa atividade ajuda a compreender a diversidade climática e suas influências no meio ambiente. Habilidade BNCC: EF06CI07.

8. Observação de Insetos

Organize uma atividade ao ar livre onde os alunos possam observar e catalogar diferentes insetos. Essa prática estimula a curiosidade científica e o respeito pela natureza. Habilidade BNCC: EF06CI08.

9. Construção de um Barômetro

Os alunos podem construir um barômetro simples para medir a pressão atmosférica. Essa atividade proporciona uma compreensão prática dos fenômenos meteorológicos. Habilidade BNCC: EF06CI09.

10. Debate sobre Energias Renováveis

Promova um debate em sala de aula sobre as vantagens e desvantagens das energias renováveis. Os alunos podem pesquisar e apresentar suas opiniões, desenvolvendo habilidades de argumentação e pensamento crítico. Habilidade BNCC: EF06CI10.