15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre o absolutismo

1. Debate sobre o Absolutismo

Organize um debate em sala de aula onde os alunos se dividem em grupos para defender diferentes pontos de vista sobre o absolutismo. Os grupos podem representar monarcas absolutistas, nobres, e o povo. Essa atividade desenvolve habilidades de argumentação e compreensão crítica da história. Habilidade BNCC: EM13CHS101.

2. Criação de Linha do Tempo

Peça aos alunos que criem uma linha do tempo ilustrada que destaque os principais eventos do absolutismo na Europa. Eles devem incluir datas, figuras importantes e descrever brevemente cada evento. Essa atividade estimula a pesquisa e a organização de informações. Habilidade BNCC: EM13CHS102.

3. Análise de Documentos Históricos

Forneça aos alunos documentos históricos, como cartas de reis absolutistas ou tratados, e peça que analisem o conteúdo, identificando os princípios do absolutismo. Eles devem apresentar suas conclusões em um seminário. Habilidade BNCC: EM13CHS103.

4. Jogo de Simulação de Poder

Crie um jogo de simulação onde os alunos assumem papéis de diferentes figuras do absolutismo, como reis, nobres e camponeses. Eles devem interagir e tomar decisões baseadas em suas posições sociais, permitindo uma compreensão prática do sistema absolutista. Habilidade BNCC: EM13CHS104.

5. Produção de Vídeo

Os alunos podem produzir um vídeo curto explicando o conceito de absolutismo e suas características. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de comunicação, além de permitir o uso de tecnologia. Habilidade BNCC: EM13CHS105.

6. Estudo de Caso: Luís XIV

Realize um estudo de caso sobre Luís XIV, o Rei Sol, e sua influência no absolutismo. Os alunos devem pesquisar e apresentar como suas políticas refletiam os princípios absolutistas. Habilidade BNCC: EM13CHS106.

7. Mapa Conceitual

Peça aos alunos que criem um mapa conceitual sobre o absolutismo, relacionando conceitos-chave, figuras históricas e eventos. Essa atividade ajuda na visualização e compreensão das interconexões históricas. Habilidade BNCC: EM13CHS107.

8. Redação Criativa

Os alunos devem escrever uma redação criativa do ponto de vista de um cidadão vivendo sob um regime absolutista. Eles devem descrever suas experiências e sentimentos, promovendo empatia e compreensão histórica. Habilidade BNCC: EM13CHS108.

9. Análise de Obras de Arte

Apresente obras de arte do período absolutista e peça aos alunos que analisem como essas obras refletem os valores e a ideologia do absolutismo. Essa atividade conecta história e arte, promovendo uma visão interdisciplinar. Habilidade BNCC: EM13CHS109.

10. Debate sobre a Legitimidade do Poder

Promova um debate sobre a legitimidade do poder absolutista versus o poder democrático. Os alunos devem pesquisar e argumentar sobre as vantagens e desvantagens de cada sistema, desenvolvendo habilidades críticas e de argumentação. Habilidade BNCC: EM13CHS110.

11. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre diferentes aspectos do absolutismo, como suas características, principais monarcas e impactos sociais. Essa atividade incentiva a pesquisa e a criatividade visual. Habilidade BNCC: EM13CHS111.

12. Entrevista com Personagens Históricos

Os alunos devem escolher um personagem histórico do período absolutista e criar uma entrevista fictícia, onde eles fazem perguntas e respondem como se fossem esse personagem. Essa atividade estimula a pesquisa e a empatia histórica. Habilidade BNCC: EM13CHS112.

13. Análise de Filmes e Documentários

Assista a um filme ou documentário sobre o absolutismo e, em seguida, promova uma discussão em grupo sobre as representações históricas e a precisão das informações. Essa atividade desenvolve habilidades críticas e de análise. Habilidade BNCC: EM13CHS113.

14. Criação de um Blog

Os alunos podem criar um blog onde publicam artigos sobre o absolutismo, incluindo análises, resenhas de livros e reflexões pessoais. Essa atividade promove a escrita e a pesquisa, além de permitir o uso de plataformas digitais. Habilidade BNCC: EM13CHS114.

15. Simulação de um Conselho Real

Organize uma simulação de um conselho real onde os alunos devem discutir e decidir sobre questões políticas e sociais do período absolutista. Essa atividade promove o trabalho em grupo e a tomada de decisões. Habilidade BNCC: EM13CHS115.