15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto de artes ensino médio

1. Criação de um mural colaborativo: Os alunos podem trabalhar em grupos para criar um mural que represente a diversidade cultural brasileira. Essa atividade pode incluir pesquisa sobre diferentes manifestações artísticas e culturais, como danças, músicas e artesanato. Habilidade BNCC: EF15AR01.

2. Estudo de artistas contemporâneos: Os estudantes devem escolher um artista contemporâneo brasileiro e apresentar suas obras e influências. A atividade pode incluir uma análise crítica das obras e uma discussão sobre o impacto social da arte. Habilidade BNCC: EF15AR02.

3. Oficina de técnicas de pintura: Realizar uma oficina onde os alunos aprendem diferentes técnicas de pintura, como aquarela, óleo e acrílica. Cada aluno pode criar uma obra utilizando a técnica que mais gostou. Habilidade BNCC: EF15AR03.

4. Teatro de sombras: Os alunos podem criar um teatro de sombras, desenvolvendo roteiros e personagens. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe, além de explorar a narrativa visual. Habilidade BNCC: EF15AR04.

5. Produção de um vídeo artístico: Os alunos devem produzir um vídeo que explore um tema artístico de sua escolha, utilizando técnicas de filmagem e edição. Essa atividade pode ser uma forma de expressar suas ideias e reflexões sobre a arte. Habilidade BNCC: EF15AR05.

6. Exposição de arte: Organizar uma exposição com as obras produzidas pelos alunos ao longo do semestre. Essa atividade pode incluir a curadoria das obras e a elaboração de textos explicativos. Habilidade BNCC: EF15AR06.

7. Criação de uma revista de arte: Os alunos podem criar uma revista que reúna suas produções artísticas, entrevistas com artistas locais e críticas de exposições. Essa atividade estimula a escrita e a pesquisa. Habilidade BNCC: EF15AR07.

8. Intervenção urbana: Propor que os alunos realizem uma intervenção artística em um espaço público, utilizando materiais recicláveis. Essa atividade promove a reflexão sobre o espaço urbano e a arte como forma de expressão. Habilidade BNCC: EF15AR08.

9. Estudo de movimentos artísticos: Os alunos devem pesquisar e apresentar sobre diferentes movimentos artísticos, como o impressionismo ou o modernismo, relacionando-os com a arte contemporânea. Habilidade BNCC: EF15AR09.

10. Criação de um projeto de arte comunitária: Os alunos podem desenvolver um projeto que envolva a comunidade local, como oficinas de arte para crianças ou idosos. Essa atividade promove a inclusão e a valorização da arte na sociedade. Habilidade BNCC: EF15AR10.

11. Desenho ao ar livre: Realizar uma atividade de desenho ao ar livre, onde os alunos podem capturar a paisagem e a vida urbana. Essa prática estimula a observação e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR11.

12. Criação de um blog de arte: Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas produções artísticas, reflexões e críticas sobre exposições. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita e comunicação digital. Habilidade BNCC: EF15AR12.

13. Estudo de arte e tecnologia: Propor que os alunos explorem a interseção entre arte e tecnologia, criando obras que utilizem recursos digitais, como arte generativa ou realidade aumentada. Habilidade BNCC: EF15AR13.

14. Visita a museus e galerias: Organizar visitas a museus e galerias de arte, onde os alunos podem observar obras de diferentes períodos e estilos, além de participar de oficinas oferecidas por essas instituições. Habilidade BNCC: EF15AR14.

15. Criação de uma performance artística: Os alunos podem desenvolver uma performance que explore um tema social ou cultural, utilizando elementos de dança, teatro e música. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15AR15.