15 Ideias de Atividades (BNCC) para fundamental

1. Jogo de Tabuleiro sobre História (Habilidades: EF15HI01)

Uma atividade envolvente que pode ser realizada em sala de aula é a criação de um jogo de tabuleiro que aborde temas históricos relevantes para o currículo do Ensino Fundamental. Os alunos podem trabalhar em grupos para pesquisar sobre diferentes períodos históricos e criar perguntas e respostas que serão utilizadas no jogo. Essa atividade estimula a pesquisa, o trabalho em equipe e a criatividade, além de promover o aprendizado de forma lúdica.

2. Produção de Vídeos Educativos (Habilidades: EF15LP01)

Os alunos podem ser desafiados a produzir vídeos educativos sobre temas abordados em sala de aula. Essa atividade pode incluir roteirização, gravação e edição, permitindo que os estudantes explorem suas habilidades tecnológicas e criativas. Além disso, a produção de vídeos pode ser uma excelente forma de apresentar projetos e compartilhar conhecimentos com os colegas, promovendo a troca de ideias e a colaboração.

3. Feira de Ciências (Habilidades: EF15CI01)

Organizar uma feira de ciências é uma ótima maneira de incentivar os alunos a explorarem conceitos científicos de forma prática. Cada grupo pode escolher um tema, realizar experimentos e apresentar suas descobertas em estandes. Essa atividade não apenas reforça o aprendizado de ciências, mas também desenvolve habilidades de apresentação e comunicação, fundamentais para o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos alunos.

4. Criação de um Jornal Escolar (Habilidades: EF15LP02)

Os alunos podem ser incentivados a criar um jornal escolar, onde poderão escrever sobre eventos da escola, entrevistas com professores e alunos, além de artigos sobre temas de interesse. Essa atividade estimula a leitura e a escrita, além de promover a cidadania e o senso crítico, uma vez que os alunos precisam pesquisar e verificar informações antes de publicá-las.

5. Debate sobre Temas Sociais (Habilidades: EF15GE01)

Promover um debate em sala de aula sobre temas sociais atuais pode ser uma excelente forma de desenvolver o pensamento crítico e a argumentação dos alunos. Os estudantes podem ser divididos em grupos que defendem diferentes pontos de vista, o que os incentiva a pesquisar e se preparar para defender suas opiniões. Essa atividade também promove o respeito à diversidade de opiniões e a habilidade de ouvir o outro.

6. Criação de Histórias em Quadrinhos (Habilidades: EF15LP03)

A atividade de criar histórias em quadrinhos permite que os alunos expressem sua criatividade e desenvolvam habilidades narrativas. Os estudantes podem escolher um tema abordado em sala de aula e transformá-lo em uma história em quadrinhos, utilizando desenhos e diálogos. Essa atividade é uma forma divertida de revisar conteúdos e estimular a imaginação dos alunos.

7. Experimentos de Química (Habilidades: EF15CI02)

Realizar experimentos de química simples em sala de aula pode ser uma forma eficaz de ensinar conceitos científicos. Os alunos podem trabalhar em grupos para realizar experimentos que demonstrem reações químicas, como a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. Essa atividade não só ensina os princípios da química, mas também promove a observação e a análise de resultados.

8. Criação de Mapa Conceitual (Habilidades: EF15MA01)

Os alunos podem ser desafiados a criar mapas conceituais sobre um tema específico estudado em sala de aula. Essa atividade ajuda a organizar o conhecimento de forma visual, facilitando a compreensão e a memorização dos conteúdos. Além disso, os alunos podem trabalhar em grupos, promovendo a colaboração e a troca de ideias durante o processo de criação.

9. Atividades de Leitura e Interpretação (Habilidades: EF15LP04)

Realizar atividades de leitura e interpretação de textos é fundamental para o desenvolvimento das habilidades de leitura dos alunos. Os professores podem selecionar textos variados e propor questões que estimulem a análise crítica e a interpretação. Essa atividade pode ser realizada em grupos, incentivando a discussão e a troca de opiniões entre os alunos.

10. Projeto de Sustentabilidade (Habilidades: EF15CI03)

Os alunos podem desenvolver um projeto de sustentabilidade, onde investigarão práticas que podem ser adotadas para preservar o meio ambiente. Essa atividade pode incluir a criação de campanhas de conscientização, plantio de árvores ou reciclagem de materiais. Além de promover a educação ambiental, essa atividade estimula o engajamento dos alunos em questões sociais e ambientais.