15 Ideias de Atividades (BNCC) de artes para o 1º ano fundamental

1. Pintura com os dedos

Uma atividade divertida que estimula a criatividade das crianças é a pintura com os dedos. Os alunos podem usar tinta atóxica para criar obras de arte únicas, explorando cores e texturas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR01, que propõe a experimentação de diferentes materiais e técnicas artísticas.

2. Criação de máscaras

Os alunos podem criar máscaras utilizando papel, tesoura e outros materiais recicláveis. Essa atividade permite que eles explorem a cultura e a identidade, alinhando-se à habilidade EF15AR02, que aborda a valorização das manifestações culturais.

3. Colagem de recortes

A colagem é uma técnica que permite aos alunos trabalhar com diferentes texturas e formas. Eles podem recortar imagens de revistas e criar composições artísticas. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15AR03, que incentiva a criação de obras a partir de materiais diversos.

4. Desenho livre

O desenho livre é uma atividade que estimula a expressão pessoal. Os alunos podem desenhar o que imaginam, utilizando lápis de cor, canetinhas e giz de cera. Essa prática se alinha à habilidade EF15AR04, que propõe a criação de desenhos a partir de referências pessoais.

5. Teatro de fantoches

Os alunos podem criar fantoches com meias ou papel e encenar pequenas histórias. Essa atividade desenvolve a criatividade e a expressão oral, alinhando-se à habilidade EF15AR05, que envolve a criação e a apresentação de histórias.

6. Mural coletivo

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um mural coletivo, utilizando tintas, papéis e outros materiais. Essa atividade promove a colaboração e a socialização, alinhando-se à habilidade EF15AR06, que incentiva a criação em grupo.

7. Dança e movimento

Incorporar dança e movimento nas aulas de artes é uma excelente maneira de estimular a expressão corporal. Os alunos podem criar coreografias simples, alinhando-se à habilidade EF15AR07, que propõe a exploração do corpo como forma de expressão artística.

8. Criação de instrumentos musicais

Os alunos podem criar instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis, como garrafas e latas. Essa atividade estimula a criatividade e a musicalidade, alinhando-se à habilidade EF15AR08, que envolve a produção de sons e ritmos.

9. Fotografia artística

Os alunos podem explorar a fotografia como forma de arte, utilizando câmeras ou celulares. Eles podem registrar imagens do cotidiano e criar uma exposição na escola. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15AR09, que propõe a exploração de diferentes linguagens artísticas.

10. Contação de histórias ilustradas

Os alunos podem criar livros ilustrados, onde desenham e escrevem suas próprias histórias. Essa atividade estimula a criatividade e a leitura, alinhando-se à habilidade EF15AR10, que envolve a criação de narrativas visuais e textuais.