15 Ideias de Atividades (BNCC) para TDAH

1. Jogo de Memória com Palavras-Chave

Uma atividade que estimula a memória e a concentração dos alunos com TDAH é o jogo de memória utilizando palavras-chave relacionadas ao conteúdo estudado. Os alunos devem encontrar os pares de palavras que se relacionam, promovendo a fixação do conhecimento. Essa atividade pode ser adaptada para diferentes disciplinas, como Língua Portuguesa e Ciências. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que abordem temas discutidos em sala de aula. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de ajudar na compreensão do conteúdo. Os alunos podem trabalhar em grupos, o que também promove a interação social. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Caça ao Tesouro Educacional

Organizar uma caça ao tesouro com pistas que envolvam perguntas sobre o conteúdo estudado é uma excelente forma de engajar os alunos. As pistas podem ser distribuídas pela sala ou pelo pátio da escola, e cada resposta correta leva a um novo desafio. Habilidade BNCC: EF15CI01.

4. Atividades de Movimento e Aprendizagem

Integrar atividades físicas com o aprendizado pode ser muito benéfico para alunos com TDAH. Por exemplo, criar um circuito onde cada estação representa uma questão ou atividade relacionada ao conteúdo. Isso ajuda a manter a atenção e a energia dos alunos. Habilidade BNCC: EF15EF01.

5. Uso de Recursos Audiovisuais

Incorporar vídeos e animações que expliquem conceitos pode facilitar a compreensão dos alunos. Após a exibição, os alunos podem discutir o que aprenderam, promovendo a reflexão e a troca de ideias. Habilidade BNCC: EF15LP03.

6. Jogos de Tabuleiro Educativos

Utilizar jogos de tabuleiro que abordem conteúdos curriculares é uma maneira divertida de aprender. Os alunos podem jogar em grupos, o que estimula a colaboração e o trabalho em equipe, além de desenvolver habilidades sociais. Habilidade BNCC: EF15MA01.

7. Projetos de Pesquisa em Grupo

Dividir os alunos em grupos para realizar pesquisas sobre temas relevantes pode ser uma ótima forma de desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação. Cada grupo pode apresentar suas descobertas para a turma, promovendo a troca de conhecimentos. Habilidade BNCC: EF15CI02.

8. Atividades de Arte e Expressão

Incluir atividades artísticas, como pintura ou modelagem, pode ajudar os alunos a expressar suas emoções e pensamentos. Essas atividades podem ser relacionadas ao conteúdo estudado, permitindo uma conexão entre arte e aprendizado. Habilidade BNCC: EF15AR01.

9. Debates e Discussões em Sala

Promover debates sobre temas atuais ou relevantes para o conteúdo pode estimular o pensamento crítico dos alunos. Essa atividade também ajuda a desenvolver habilidades de argumentação e escuta ativa. Habilidade BNCC: EF15LP04.

10. Criação de Blogs ou Diários de Aprendizagem

Os alunos podem criar blogs ou diários onde registram suas aprendizagens e reflexões sobre o que estudaram. Essa atividade estimula a escrita e a autoavaliação, além de permitir que os alunos compartilhem suas experiências. Habilidade BNCC: EF15LP05.