15 Ideias de Atividades (BNCC) escolinha de futebol

1. Jogo de Passes

Uma atividade fundamental para desenvolver a habilidade de passes entre os alunos é o jogo de passes. Os alunos se dividem em grupos e devem passar a bola entre si, respeitando a distância e a precisão. Essa atividade pode ser realizada em diferentes formatos, como em círculo ou em linha, e deve ser acompanhada de discussões sobre a importância do trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Corrida de Revezamento

A corrida de revezamento é uma excelente maneira de trabalhar a resistência e a velocidade dos alunos. Os alunos são divididos em equipes e devem completar um percurso determinado, passando a bola para o próximo corredor. Essa atividade promove a cooperação e o espírito esportivo. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Mini-Jogo de Futebol

Organizar um mini-jogo de futebol em campo reduzido é uma ótima forma de aplicar os conhecimentos adquiridos nas atividades anteriores. Os alunos devem aplicar as técnicas de passes e dribles em um jogo real, respeitando as regras básicas do futebol. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Dribles Criativos

Os dribles criativos são essenciais para o desenvolvimento da habilidade individual dos alunos. A atividade consiste em criar um circuito com obstáculos onde os alunos devem driblar a bola, utilizando diferentes técnicas. Essa prática estimula a criatividade e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Jogo de Posse de Bola

O jogo de posse de bola é uma atividade que ensina os alunos a manter a posse da bola sob pressão. Os alunos se dividem em dois times e devem passar a bola entre si, tentando evitar que o time adversário a roube. Essa atividade é excelente para trabalhar a estratégia e a comunicação. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Exercícios de Finalização

Os exercícios de finalização são cruciais para o desenvolvimento da habilidade de chutar ao gol. Os alunos devem praticar diferentes tipos de finalizações, como chutes de pé direito e pé esquerdo, além de cabeceios. Essa atividade pode ser realizada em duplas ou em grupos. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Circuito de Habilidades

Montar um circuito de habilidades que inclua passes, dribles e finalizações é uma maneira eficaz de trabalhar as competências motoras dos alunos. Cada estação do circuito deve focar em uma habilidade específica, permitindo que os alunos pratiquem de forma dinâmica e divertida. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Jogo de Quebra-Gelo

Para iniciar as atividades, um jogo de quebra-gelo pode ser muito útil. Os alunos devem se apresentar e realizar uma atividade leve com a bola, como passes em duplas. Essa atividade ajuda a criar um ambiente descontraído e favorece a integração entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Desafio de Condução de Bola

O desafio de condução de bola é uma atividade que incentiva os alunos a desenvolverem a habilidade de controlar a bola enquanto se deslocam. Os alunos devem conduzir a bola por um percurso demarcado, evitando obstáculos. Essa prática é fundamental para a coordenação e o controle motor. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Torneio de Futebol

Por fim, organizar um torneio de futebol entre as equipes formadas é uma excelente forma de aplicar todos os conhecimentos adquiridos. Os alunos podem vivenciar a experiência de competir, respeitando as regras e aprendendo sobre a importância do fair play. Habilidade BNCC: EF15EF10.