15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre corpo humano

1. Mapa do Corpo Humano

Os alunos podem criar um grande mapa do corpo humano utilizando cartolina e materiais recicláveis. Cada parte do corpo deve ser representada e os alunos podem pesquisar sobre as funções de cada órgão. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15CI01, que envolve a identificação das funções dos sistemas do corpo humano.

2. Jogo da Memória dos Órgãos

Crie um jogo da memória com cartões que representem diferentes órgãos do corpo humano e suas funções. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a memorização e o aprendizado. Essa atividade atende à habilidade EF15CI02, que trata da relação entre as estruturas e funções do corpo humano.

3. Experimento de Respiração

Realizar um experimento simples para demonstrar como a respiração funciona. Os alunos podem usar balões para simular os pulmões e observar como o ar é inalado e exalado. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15CI03, que aborda os processos vitais do corpo humano.

4. Teatro do Corpo Humano

Os alunos podem criar uma peça de teatro onde cada um representa uma parte do corpo humano. Eles devem explicar a função de sua parte durante a apresentação. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15CI04, que envolve a comunicação e a expressão de ideias sobre o corpo humano.

5. Desenho do Sistema Circulatório

Os alunos devem desenhar o sistema circulatório e identificar as principais partes, como coração, artérias e veias. Eles podem usar cores diferentes para cada componente. Essa atividade atende à habilidade EF15CI05, que envolve a compreensão dos sistemas do corpo humano.

6. Criação de um Diário de Saúde

Os alunos podem manter um diário de saúde onde registram suas atividades físicas, alimentação e sentimentos. Isso ajuda a entender a importância de cuidar do corpo. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15CI06, que trata da promoção da saúde e bem-estar.

7. Quiz sobre o Corpo Humano

Organizar um quiz em sala de aula com perguntas sobre o corpo humano. Os alunos podem trabalhar em grupos para responder e aprender mais sobre o tema. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15CI07, que envolve a pesquisa e a construção de conhecimentos sobre o corpo humano.

8. Montagem de um Boneco do Corpo Humano

Utilizando materiais como papel, feltro e outros, os alunos podem montar um boneco do corpo humano, destacando os principais órgãos e sistemas. Essa atividade atende à habilidade EF15CI08, que envolve a representação e a identificação das partes do corpo.

9. Estudo sobre Alimentação e Saúde

Os alunos podem pesquisar sobre a relação entre alimentação e saúde, criando cartazes que mostram como diferentes alimentos afetam o corpo. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15CI09, que aborda a importância da alimentação saudável.

10. Visita a um Laboratório de Ciências

Organizar uma visita a um laboratório de ciências onde os alunos possam observar experimentos relacionados ao corpo humano, como a análise de sangue ou a observação de células. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15CI10, que envolve a observação e a experimentação científica.