15 Ideias de Atividades (BNCC) educação infantil capa

1. Pintura com os Dedos

A atividade de pintura com os dedos é uma forma divertida e sensorial de introduzir as crianças ao mundo das cores e formas. Os alunos podem explorar diferentes texturas e misturas de cores, desenvolvendo a coordenação motora e a criatividade. Essa atividade está alinhada à BNCC, especificamente à habilidade EI03CG01, que propõe que as crianças explorem diferentes materiais e técnicas de pintura.

2. Contação de Histórias com Fantoches

A contação de histórias utilizando fantoches estimula a imaginação e a linguagem oral das crianças. Os professores podem criar um pequeno teatro de fantoches e incentivar os alunos a participar, seja contando suas próprias histórias ou recriando narrativas conhecidas. Essa atividade se relaciona com a habilidade EI03EF01, que aborda a expressão e a apreciação de diferentes formas de arte.

3. Jogo de Memória com Animais

O jogo de memória é uma excelente maneira de desenvolver a memória e a concentração das crianças. Utilizando cartas com imagens de animais, os alunos podem jogar em duplas ou grupos, promovendo a socialização e o trabalho em equipe. Essa atividade está alinhada à habilidade EI03EF02, que incentiva a prática de jogos e brincadeiras.

4. Atividade de Jardinagem

Introduzir as crianças ao mundo da jardinagem é uma forma de ensinar sobre a natureza e a importância das plantas. Os alunos podem plantar sementes, regar e cuidar das plantas, aprendendo sobre o ciclo de vida e a responsabilidade. Essa atividade se relaciona com a habilidade EI03CN01, que aborda a observação e a exploração do meio ambiente.

5. Dança das Cadeiras

A dança das cadeiras é um jogo clássico que promove a música e o movimento. As crianças dançam ao som de músicas e, quando a música para, devem encontrar uma cadeira para sentar. Essa atividade desenvolve a coordenação motora e a percepção rítmica, alinhando-se à habilidade EI03EF03, que trata da expressão corporal e musical.

6. Criação de Máscaras

Fazer máscaras com papel e outros materiais permite que as crianças explorem sua criatividade e imaginação. Após a confecção, os alunos podem usar as máscaras em uma apresentação ou teatro. Essa atividade está relacionada à habilidade EI03EF04, que incentiva a criação e a apreciação de produções artísticas.

7. Caça ao Tesouro

A caça ao tesouro é uma atividade que promove a exploração e a resolução de problemas. Os professores podem criar pistas que levam a diferentes locais dentro da escola ou do pátio, incentivando o trabalho em equipe e a colaboração. Essa atividade se alinha à habilidade EI03CN02, que envolve a exploração e a descoberta de espaços.

8. Experimentos com Água

Realizar experimentos simples com água, como misturar cores ou observar objetos que flutuam e afundam, é uma maneira prática de ensinar conceitos de ciência. As crianças podem fazer previsões e observar os resultados, desenvolvendo o pensamento crítico. Essa atividade está relacionada à habilidade EI03CN03, que propõe a investigação de fenômenos naturais.

9. Criação de um Livro Coletivo

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um livro coletivo, onde cada um contribui com uma página ou uma ilustração. Essa atividade estimula a escrita, a leitura e a colaboração entre os alunos. Está alinhada à habilidade EI03LP01, que trata da produção de textos e da leitura compartilhada.

10. Jogos de Roda

Os jogos de roda, como “Ciranda Cirandinha”, são uma forma tradicional de promover a interação social e o movimento. As crianças podem aprender canções e brincadeiras, desenvolvendo a linguagem e a coordenação motora. Essa atividade se relaciona à habilidade EI03EF05, que aborda a participação em brincadeiras e jogos tradicionais.