15 Ideias de Atividades (BNCC) subtração 4º ano

1. Jogo da Subtração com Cartas

Utilize um baralho de cartas para criar um jogo interativo de subtração. Os alunos devem retirar duas cartas e subtrair o valor da segunda da primeira. Essa atividade desenvolve o raciocínio lógico e a agilidade mental. Habilidade BNCC: EF03MA07.

2. Atividade de Subtração com Material Dourado

Com o uso de material dourado, os alunos podem visualizar a subtração de forma concreta. Proponha que eles realizem operações de subtração utilizando as unidades, dezenas e centenas. Habilidade BNCC: EF03MA06.

3. Criação de Problemas de Subtração

Peça aos alunos que criem problemas de subtração baseados em situações do cotidiano. Eles podem apresentar suas questões para a turma, promovendo a troca de ideias e soluções. Habilidade BNCC: EF03MA08.

4. Subtração com Jogos Digitais

Utilize plataformas digitais que oferecem jogos de matemática focados em subtração. Os alunos podem competir entre si, tornando o aprendizado mais dinâmico e divertido. Habilidade BNCC: EF03MA09.

5. Desafio da Subtração em Duplas

Forme duplas e proponha desafios de subtração, onde um aluno apresenta um problema e o outro deve resolvê-lo. Essa interação estimula a colaboração e o aprendizado em grupo. Habilidade BNCC: EF03MA07.

6. Atividade de Subtração com Desenhos

Os alunos devem desenhar situações que envolvam subtração e, em seguida, escrever a operação correspondente. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão do conceito. Habilidade BNCC: EF03MA06.

7. Bingo da Subtração

Crie um bingo com resultados de subtrações. Os alunos devem resolver as operações e marcar os resultados em suas cartelas. Essa atividade é lúdica e reforça o aprendizado. Habilidade BNCC: EF03MA08.

8. Subtração com Dados

Utilize dados para criar um jogo de subtração. Os alunos jogam os dados e subtraem o menor número do maior. Essa atividade é excelente para desenvolver a noção de quantidade. Habilidade BNCC: EF03MA07.

9. Atividade de Subtração em Grupo

Divida a turma em grupos e proponha que cada grupo resolva um conjunto de problemas de subtração. Em seguida, eles devem apresentar suas soluções para a turma. Habilidade BNCC: EF03MA09.

10. Subtração com Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que envolvam problemas de subtração. Essa atividade une arte e matemática, tornando o aprendizado mais atrativo. Habilidade BNCC: EF03MA08.

11. Caça ao Tesouro da Subtração

Organize uma caça ao tesouro onde as pistas envolvem operações de subtração. Os alunos devem resolver as subtrações para encontrar a próxima pista. Habilidade BNCC: EF03MA07.

12. Subtração com Música

Crie uma música que ensine a subtração. Os alunos podem cantar e dançar enquanto aprendem, tornando o processo de aprendizagem mais divertido e memorável. Habilidade BNCC: EF03MA06.

13. Jogo da Velha com Subtração

Adapte o jogo da velha para incluir operações de subtração. Os alunos devem resolver a operação antes de marcar o quadrado. Essa atividade promove o raciocínio rápido. Habilidade BNCC: EF03MA09.

14. Subtração em Contexto

Apresente situações do dia a dia que envolvam subtração, como a contagem de frutas ou objetos. Os alunos devem resolver as operações e discutir as respostas. Habilidade BNCC: EF03MA08.

15. Quiz de Subtração

Realize um quiz em sala de aula com perguntas de subtração. Os alunos podem responder individualmente ou em grupos, estimulando a competição saudável e o aprendizado. Habilidade BNCC: EF03MA07.