15 Ideias de Atividades (BNCC) educação infantil ritmo

1. Dança das Cores

Uma atividade que envolve a dança e a identificação de cores. Os alunos devem se movimentar ao som de músicas animadas e, quando a música parar, o professor nomeia uma cor. As crianças devem encontrar um objeto ou uma peça de roupa da cor mencionada. Essa atividade estimula a percepção visual e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EI03CG03.

2. Percussão Corporal

Nesta atividade, os alunos utilizam o próprio corpo para criar ritmos. O professor pode ensinar diferentes batidas, como palmas, estalos de dedos e batidas nos pés. As crianças podem formar grupos e criar suas próprias sequências rítmicas, promovendo a criatividade e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EI03CG01.

3. Jogo dos Instrumentos

Os alunos são apresentados a diferentes instrumentos musicais, como tambores, chocalhos e flautas. Após a apresentação, o professor toca uma música e as crianças devem imitar os sons dos instrumentos que ouviram. Essa atividade desenvolve a audição e a memória musical. Habilidade BNCC: EI03ET05.

4. Histórias Musicais

Os alunos escutam uma história que é acompanhada por uma trilha sonora. Após a narrativa, as crianças são convidadas a desenhar o que sentiram ou imaginaram durante a história. Essa atividade estimula a criatividade e a interpretação, além de promover a conexão entre música e literatura. Habilidade BNCC: EI03LP02.

5. Roda de Cantigas

Os alunos se reúnem em uma roda e cantam cantigas tradicionais. O professor pode incentivar as crianças a inventar novas estrofes ou a criar movimentos que acompanhem as músicas. Essa atividade promove a socialização e a memória musical. Habilidade BNCC: EI03ET04.

6. Movimento e Ritmo

Com a ajuda de um metrônomo ou de uma música com batidas marcadas, os alunos devem se mover de acordo com o ritmo. O professor pode variar a velocidade da música, desafiando as crianças a se adaptarem. Essa atividade desenvolve a noção de tempo e ritmo. Habilidade BNCC: EI03CG02.

7. Criação de Instrumentos

Os alunos são convidados a criar seus próprios instrumentos utilizando materiais recicláveis, como garrafas, latas e papel. Após a confecção, as crianças podem apresentar suas criações e tocar em grupo. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EI03ET03.

8. Mímica Musical

Nesta atividade, o professor toca uma música e as crianças devem representar a letra ou o tema da canção através de mímicas. Os colegas tentam adivinhar qual é a música. Essa atividade desenvolve a expressão corporal e a comunicação não verbal. Habilidade BNCC: EI03CG04.

9. Jogo de Rimas

Os alunos participam de um jogo onde devem criar rimas para palavras relacionadas a ritmos e músicas. O professor pode iniciar com uma palavra e as crianças devem se revezar para adicionar rimas. Essa atividade estimula a linguagem e a criatividade. Habilidade BNCC: EI03LP01.

10. Coreografia em Grupo

Os alunos são divididos em grupos e devem criar uma coreografia para uma música escolhida. Após ensaiar, cada grupo apresenta sua coreografia para a turma. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a expressão artística. Habilidade BNCC: EI03CG05.

11. Jogo de Som e Silêncio

Os alunos devem se movimentar livremente enquanto a música toca e, ao parar a música, devem ficar em silêncio. O professor pode variar a intensidade e o estilo da música, estimulando a atenção e o autocontrole. Habilidade BNCC: EI03CG06.

12. Contação de Histórias com Música

O professor conta uma história e, em determinados momentos, insere músicas que se relacionam com a narrativa. As crianças podem participar cantando ou fazendo sons que representem os personagens. Essa atividade estimula a imaginação e a conexão entre diferentes linguagens. Habilidade BNCC: EI03LP03.

13. Desenho Musical

Enquanto escutam diferentes estilos musicais, os alunos desenham o que a música lhes inspira. Após a atividade, cada criança pode compartilhar seu desenho e a música que o inspirou. Essa atividade promove a expressão artística e a interpretação musical. Habilidade BNCC: EI03AR01.

14. Dança das Cadeiras

Um clássico jogo em que as crianças dançam ao som da música e, quando a música para, devem encontrar uma cadeira para sentar. A cada rodada, uma cadeira é retirada, estimulando a agilidade e a atenção. Habilidade BNCC: EI03CG07.

15. Bingo Musical

Os alunos recebem cartelas com diferentes instrumentos ou estilos musicais. O professor toca uma música e as crianças devem marcar o que corresponde na cartela. Essa atividade desenvolve a escuta ativa e o reconhecimento de diferentes sons. Habilidade BNCC: EI03ET06.