15 Ideias de Atividades (BNCC) número 0 educação infantil

1. Atividade de Contação de Histórias

A contação de histórias é uma atividade fundamental para o desenvolvimento da linguagem e da imaginação das crianças. Os professores podem utilizar livros ilustrados e fantoches para tornar a atividade mais envolvente. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP01, que aborda a apreciação e a produção de narrativas.

2. Jogo de Memória com Palavras

O jogo de memória é uma excelente forma de trabalhar a memória e o vocabulário. Os alunos podem criar pares de cartões com palavras e imagens, promovendo a associação entre elas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP02, que envolve a leitura e a escrita de palavras.

3. Atividades de Artes Plásticas

As atividades de artes plásticas permitem que as crianças expressem suas emoções e criatividade. Os professores podem propor a criação de colagens, pinturas e desenhos, utilizando diferentes materiais. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15AR01, que incentiva a expressão artística.

4. Brincadeiras de Faz de Conta

As brincadeiras de faz de conta são essenciais para o desenvolvimento social e emocional das crianças. Os professores podem criar cenários onde os alunos assumem diferentes papéis, estimulando a imaginação. A habilidade BNCC correspondente é EF15CI01, que trata da exploração de diferentes contextos sociais.

5. Atividades de Música e Movimento

Integrar música e movimento nas aulas é uma forma eficaz de trabalhar a coordenação motora e a percepção rítmica. Os professores podem utilizar canções infantis e danças simples. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15MU01, que envolve a apreciação musical e a expressão corporal.

6. Jogos de Raciocínio Lógico

Os jogos de raciocínio lógico, como quebra-cabeças e jogos de tabuleiro, ajudam a desenvolver o pensamento crítico e a resolução de problemas. Os professores podem introduzir desafios que estimulem a lógica. A habilidade BNCC correspondente é EF15MA01, que aborda a resolução de problemas matemáticos.

7. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples, como a mistura de cores ou a observação de plantas, pode despertar a curiosidade das crianças. Os professores devem incentivar a observação e a formulação de hipóteses. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15CI02, que envolve a investigação científica.

8. Atividades de Jardinagem

A jardinagem é uma atividade prática que ensina sobre a natureza e a responsabilidade. Os alunos podem plantar sementes e cuidar das plantas, observando seu crescimento. A habilidade BNCC correspondente é EF15CI03, que trata da relação entre os seres vivos e o meio ambiente.

9. Contagem de Objetos

As atividades de contagem de objetos, como brinquedos ou frutas, ajudam as crianças a desenvolverem habilidades matemáticas básicas. Os professores podem criar jogos que envolvam a contagem e a comparação de quantidades. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15MA02, que aborda a contagem e a noção de quantidade.

10. Criação de Histórias em Quadrinhos

A criação de histórias em quadrinhos estimula a criatividade e a narrativa visual. Os alunos podem desenhar e escrever suas próprias histórias, utilizando balões de fala. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP03, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.