15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre agroecologia

1. Horta Escolar: Cultivando Conhecimento

Uma atividade prática que envolve a criação de uma horta escolar permite que os alunos aprendam sobre a importância da agroecologia. Os estudantes podem plantar diferentes tipos de vegetais, como alface, cenoura e tomate, observando o ciclo de vida das plantas. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15CI01, que aborda a observação e a descrição de fenômenos naturais.

2. Visita a uma Fazenda Orgânica

Organizar uma visita a uma fazenda que adota práticas agroecológicas é uma excelente maneira de conectar teoria e prática. Os alunos podem interagir com os agricultores, entender o processo de cultivo sem agrotóxicos e discutir a importância da biodiversidade. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15CI02, que trata da análise de práticas sustentáveis.

3. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes que abordem temas como compostagem, rotação de culturas e uso consciente da água. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de promover a conscientização sobre práticas agroecológicas. Está alinhada com a habilidade BNCC EF15AR01, que envolve a produção de diferentes suportes de comunicação.

4. Experimentos com Solo

Realizar experimentos para analisar a qualidade do solo é uma atividade prática que pode ser feita em sala de aula. Os alunos podem coletar amostras de solo de diferentes locais e realizar testes simples para verificar a presença de nutrientes. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15CI03, que envolve a investigação de propriedades dos materiais.

5. Debate sobre Alimentação Sustentável

Promover um debate em sala de aula sobre a importância da alimentação sustentável e os impactos da agroecologia na saúde e no meio ambiente é uma atividade enriquecedora. Os alunos podem pesquisar e apresentar argumentos, desenvolvendo habilidades de argumentação e oratória. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP01, que trata da produção de textos argumentativos.

6. Criação de um Diário de Bordo da Horta

Os alunos podem manter um diário de bordo onde registram o crescimento das plantas, as atividades realizadas e as observações sobre o ambiente. Essa prática estimula a reflexão e a observação crítica, alinhando-se à habilidade BNCC EF15CI04, que envolve a elaboração de registros e relatórios.

7. Jogo de Tabuleiro sobre Agroecologia

Desenvolver um jogo de tabuleiro que ensine sobre práticas agroecológicas e os desafios enfrentados na agricultura sustentável é uma forma lúdica de aprendizado. Os alunos podem criar perguntas e desafios relacionados ao tema, promovendo o trabalho em equipe e a criatividade. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15AR02, que envolve a criação de jogos e brincadeiras.

8. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos curtos que expliquem conceitos de agroecologia, como a importância da biodiversidade e a prática da compostagem. Essa atividade estimula a pesquisa, a criatividade e o uso de tecnologias digitais, alinhando-se à habilidade BNCC EF15ET01, que trata do uso de diferentes mídias para comunicação.

9. Oficina de Compostagem

Realizar uma oficina de compostagem na escola é uma atividade prática que ensina os alunos sobre a importância da reciclagem de resíduos orgânicos. Os alunos podem aprender a montar uma composteira e acompanhar o processo de decomposição. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15CI05, que envolve a compreensão de ciclos naturais.

10. Criação de um Blog sobre Agroecologia

Os alunos podem criar um blog onde compartilham informações, experiências e dicas sobre agroecologia. Essa atividade promove a escrita, a pesquisa e a troca de informações, além de desenvolver habilidades digitais. Está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP02, que envolve a produção de textos para diferentes plataformas.