15 Ideias de Atividades (BNCC) ginástica artística infantil

1. Saltos com Aterrissagem Controlada

Uma atividade que desenvolve a coordenação motora e o equilíbrio é o salto com aterrissagem controlada. Os alunos devem saltar de uma plataforma baixa e aterrissar suavemente, utilizando os pés para absorver o impacto. Essa atividade pode ser realizada em grupos, onde os alunos se revezam e recebem feedback dos colegas. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF01, que aborda a prática de atividades físicas que promovem o desenvolvimento motor.

2. Circuito de Obstáculos

O circuito de obstáculos é uma atividade dinâmica que envolve diferentes estações, como saltos, rolamentos e equilíbrio. Os alunos devem completar o circuito em um tempo determinado, o que estimula a competição saudável e o trabalho em equipe. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15EF02, que enfatiza a importância da superação de desafios físicos.

3. Dança e Movimento

Incorporar elementos de dança à ginástica artística pode ser uma forma divertida de engajar as crianças. Os alunos podem criar uma coreografia que inclua movimentos de ginástica, como giros e saltos. Essa atividade promove a expressão corporal e a criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF03, que incentiva a expressão artística através do movimento.

4. Jogos de Equilíbrio

Os jogos de equilíbrio, como andar sobre uma linha ou uma fita, ajudam a desenvolver a estabilidade e a concentração. Os alunos podem competir para ver quem consegue manter o equilíbrio por mais tempo. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15EF04, que foca no desenvolvimento de habilidades motoras e de controle corporal.

5. Apresentação de Rotinas de Ginástica

Os alunos podem ser divididos em grupos para criar e apresentar rotinas de ginástica artística. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a criatividade, além de desenvolver a confiança ao se apresentar para os colegas. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF05, que aborda a prática de atividades físicas em contextos de apresentação.

6. Estações de Flexibilidade

Montar estações de flexibilidade onde os alunos possam praticar alongamentos e movimentos de flexibilidade é essencial. Cada estação pode ter um foco diferente, como pernas, costas e braços. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15EF06, que enfatiza a importância da flexibilidade na prática de atividades físicas.

7. Jogos de Luta Simulada

Os jogos de luta simulada, como o “pega-pega”, podem ser adaptados para incluir movimentos de ginástica, como rolamentos e saltos. Essa atividade promove a agilidade e o condicionamento físico, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF07, que aborda a prática de atividades que desenvolvem a força e a resistência.

8. Criação de Coreografias em Duplas

Os alunos podem trabalhar em duplas para criar coreografias que combinem movimentos de ginástica artística. Essa atividade incentiva a colaboração e a comunicação, além de desenvolver habilidades de apresentação. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF08, que foca na expressão corporal em duplas ou grupos.

9. Desafios de Saltos

Propor desafios de saltos, como saltar sobre objetos ou realizar saltos em diferentes direções, ajuda a desenvolver a força e a coordenação. Os alunos podem competir para ver quem consegue realizar os saltos mais criativos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15EF09, que enfatiza a superação de desafios físicos.

10. Ginástica Rítmica com Música

A ginástica rítmica é uma ótima maneira de integrar música e movimento. Os alunos podem criar sequências de movimentos que acompanhem uma música, desenvolvendo a coordenação e o ritmo. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15EF10, que aborda a prática de atividades físicas que envolvem música e expressão corporal.