15 Ideias de Atividades (BNCC) alinhavo educação infantil

1. Atividade de Contação de Histórias

A contação de histórias é uma prática fundamental na educação infantil, pois estimula a imaginação e a linguagem das crianças. Para alinhar esta atividade à BNCC, os professores podem escolher contos que abordem temas como diversidade e respeito. A habilidade correspondente é a EF15LP01, que envolve a apreciação de narrativas e a construção de sentidos a partir delas.

2. Jogo de Memória com Palavras

O jogo de memória é uma atividade lúdica que ajuda no desenvolvimento da memória e do raciocínio lógico. Os professores podem criar um jogo de memória com palavras que as crianças aprenderam durante o semestre. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP02, que trata da leitura e escrita de palavras em diferentes contextos.

3. Oficina de Artes com Materiais Recicláveis

Realizar uma oficina de artes utilizando materiais recicláveis promove a criatividade e a consciência ambiental. As crianças podem criar obras de arte que representem suas visões sobre o meio ambiente. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15AR01, que incentiva a expressão artística e a reflexão sobre o cotidiano.

4. Caça ao Tesouro de Números

A caça ao tesouro é uma atividade que pode ser adaptada para trabalhar conceitos matemáticos. Os professores podem esconder cartões com números e desafios matemáticos pelo espaço escolar. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15MA01, que envolve a identificação e a representação de números em diferentes contextos.

5. Criação de um Jardim Sensorial

Um jardim sensorial permite que as crianças explorem diferentes texturas, cheiros e cores. Os professores podem organizar uma atividade onde as crianças plantam flores e ervas, estimulando a observação e o cuidado com a natureza. A habilidade correspondente é EF15CI01, que trata da exploração e do conhecimento do meio ambiente.

6. Teatro de Fantoches

O teatro de fantoches é uma forma divertida de trabalhar a expressão oral e a criatividade. Os professores podem incentivar as crianças a criar suas próprias histórias e personagens. Essa atividade se alinha à habilidade EF15LP03, que envolve a produção de textos orais e a utilização de diferentes linguagens.

7. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples, como a mistura de cores ou a observação de reações químicas, pode despertar o interesse das crianças pela ciência. Os professores devem orientar as crianças a fazer previsões e registrar suas observações. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15CI02, que envolve a investigação e a experimentação.

8. Música e Movimento

A música é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento motor e cognitivo. Os professores podem criar atividades que envolvam dança e canções, promovendo a coordenação e a expressão corporal. A habilidade correspondente é EF15AR02, que trata da apreciação e da criação de produções artísticas.

9. Jogos de Role-Playing

Os jogos de role-playing permitem que as crianças explorem diferentes papéis e situações sociais. Os professores podem criar cenários que incentivem a empatia e a resolução de conflitos. Essa atividade se alinha à habilidade EF15EF01, que envolve a convivência e a construção de relações sociais.

10. Criação de um Livro Coletivo

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um livro coletivo, onde cada um contribui com uma página. Essa atividade estimula a escrita, a leitura e o trabalho em equipe. A habilidade correspondente é EF15LP04, que trata da produção de textos coletivos e da valorização da escrita.