15 Ideias de Atividades (BNCC) ensino fundamental folclore

1. Contação de Histórias Folclóricas

Uma atividade que envolve a contação de histórias é uma excelente forma de introduzir o folclore brasileiro aos alunos. Os professores podem selecionar contos populares, como “A Lenda do Saci” ou “A História da Iara”, e contar essas histórias de maneira envolvente. Os alunos podem ser incentivados a dramatizar as histórias, criando personagens e cenários, o que promove a habilidade de interpretação e expressão. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Fantoches de Dedos

Os alunos podem criar fantoches de dedos inspirados em personagens do folclore, como o Curupira ou a Mula Sem Cabeça. Essa atividade estimula a criatividade e a coordenação motora. Após a confecção, os alunos podem apresentar pequenas peças teatrais, utilizando os fantoches, o que também desenvolve habilidades de oratória. Habilidade BNCC: EF15AR01.

3. Mapa do Folclore Brasileiro

Os alunos podem elaborar um mapa do Brasil destacando as regiões e os principais personagens do folclore de cada local. Essa atividade pode ser feita em grupos, promovendo a colaboração e o trabalho em equipe. Além disso, os alunos podem pesquisar sobre as lendas e mitos de cada região, desenvolvendo habilidades de pesquisa e geografia. Habilidade BNCC: EF15GE01.

4. Oficina de Artesanato Folclórico

Organizar uma oficina de artesanato onde os alunos possam criar objetos inspirados no folclore, como bonecos de pano ou máscaras de personagens folclóricos. Essa atividade não apenas desenvolve a criatividade, mas também ensina sobre a importância da cultura popular e das tradições. Habilidade BNCC: EF15AR02.

5. Jogo de Perguntas e Respostas sobre Folclore

Desenvolver um jogo de perguntas e respostas sobre o folclore brasileiro pode ser uma maneira divertida de aprender. Os alunos podem ser divididos em equipes e responder a perguntas sobre personagens, lendas e tradições. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a competição saudável, além de reforçar o conhecimento adquirido. Habilidade BNCC: EF15LP02.

6. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que retratem personagens do folclore. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa visual, além de permitir que os alunos explorem a linguagem de forma lúdica. Os quadrinhos podem ser expostos na sala de aula ou em um mural escolar. Habilidade BNCC: EF15LP03.

7. Danças Folclóricas

Ensinar danças folclóricas, como a ciranda ou o samba de roda, é uma forma de vivenciar a cultura popular. Os alunos podem aprender os passos e a história por trás das danças, promovendo a atividade física e o conhecimento cultural. Essa atividade também pode ser realizada em eventos escolares. Habilidade BNCC: EF15EF01.

8. Pesquisa sobre Festas Folclóricas

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre festas folclóricas brasileiras, como o Carnaval ou a Festa Junina. Eles podem apresentar suas descobertas em sala de aula, promovendo o compartilhamento de informações e o desenvolvimento de habilidades de apresentação. Habilidade BNCC: EF15LP04.

9. Criação de um Livro de Receitas Folclóricas

Os alunos podem coletar receitas tradicionais de diferentes regiões do Brasil e criar um livro de receitas folclóricas. Essa atividade promove a pesquisa, a escrita e o conhecimento sobre a culinária brasileira, além de incentivar a prática de cozinhar em casa. Habilidade BNCC: EF15LP05.

10. Exposição de Arte Folclórica

Organizar uma exposição de arte onde os alunos possam apresentar suas obras inspiradas no folclore, como pinturas, esculturas ou colagens. Essa atividade estimula a expressão artística e a valorização da cultura popular, além de promover um evento comunitário. Habilidade BNCC: EF15AR03.