15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto sobre gêneros textuais

1. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos utilizando diferentes gêneros textuais. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão de narrativas. Os estudantes devem desenvolver personagens, enredos e diálogos, aplicando as características dos gêneros textuais. Habilidade BNCC: (EF15LP01).

2. Produção de Poemas

Propor aos alunos a escrita de poemas em diferentes estilos, como haicais, sonetos ou poesias livres. Essa atividade permite que os alunos explorem a musicalidade da língua e a expressividade dos sentimentos. Habilidade BNCC: (EF15LP02).

3. Criação de Cartas

Os alunos podem escrever cartas para personagens de livros que leram ou para pessoas reais, desenvolvendo a habilidade de argumentação e a estrutura de textos epistolares. Habilidade BNCC: (EF15LP03).

4. Elaboração de Resenhas

Os estudantes devem ler um livro ou assistir a um filme e elaborar uma resenha crítica, abordando aspectos como enredo, personagens e mensagem. Essa atividade desenvolve a capacidade de análise e síntese. Habilidade BNCC: (EF15LP04).

5. Criação de Blog

Os alunos podem criar um blog onde escrevem sobre temas de seu interesse, utilizando diferentes gêneros textuais, como crônicas, contos e artigos. Essa atividade estimula a escrita e a interação com o público. Habilidade BNCC: (EF15LP05).

6. Produção de Entrevistas

Os alunos podem realizar entrevistas com familiares ou profissionais da comunidade, registrando as respostas e apresentando-as em formato de texto. Essa atividade desenvolve a habilidade de comunicação e a estruturação de textos informativos. Habilidade BNCC: (EF15LP06).

7. Criação de Fábulas

Propor aos alunos a criação de fábulas com lições de moral, incentivando a criatividade e a reflexão sobre comportamentos. Essa atividade ajuda a entender a estrutura narrativa e a moral da história. Habilidade BNCC: (EF15LP07).

8. Produção de Crônicas

Os alunos podem escrever crônicas sobre acontecimentos do dia a dia, explorando a linguagem coloquial e a subjetividade. Essa atividade desenvolve a capacidade de observação e a escrita reflexiva. Habilidade BNCC: (EF15LP08).

9. Criação de Roteiros

Os estudantes podem elaborar roteiros para pequenas peças de teatro ou vídeos, explorando a narrativa e a construção de diálogos. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: (EF15LP09).

10. Produção de Noticiários

Os alunos podem criar um noticiário em sala de aula, onde escrevem e apresentam notícias sobre temas relevantes. Essa atividade desenvolve a habilidade de escrita jornalística e a análise crítica de informações. Habilidade BNCC: (EF15LP10).

11. Criação de Contos de Fadas

Os alunos podem reescrever contos de fadas clássicos, adaptando-os para a realidade atual. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão dos elementos narrativos. Habilidade BNCC: (EF15LP11).

12. Elaboração de Manuais

Os estudantes podem criar manuais de instruções sobre como realizar atividades do cotidiano, desenvolvendo a clareza e a objetividade na escrita. Habilidade BNCC: (EF15LP12).

13. Produção de Anúncios Publicitários

Os alunos podem criar anúncios para produtos fictícios, utilizando técnicas de persuasão e diferentes gêneros textuais. Essa atividade estimula a criatividade e o pensamento crítico. Habilidade BNCC: (EF15LP13).

14. Criação de Diários

Os estudantes podem manter um diário pessoal, registrando suas experiências e reflexões. Essa atividade desenvolve a escrita pessoal e a autoexpressão. Habilidade BNCC: (EF15LP14).

15. Produção de Slogans

Os alunos podem criar slogans para campanhas sociais ou ambientais, utilizando a concisão e a criatividade. Essa atividade estimula a reflexão sobre temas importantes e a escrita persuasiva. Habilidade BNCC: (EF15LP15).