15 Ideias de Atividades (BNCC) educação infantil berçário II

1. Atividade de Pintura com as Mãos

A pintura com as mãos é uma atividade sensorial que estimula a criatividade e a coordenação motora das crianças. Os alunos podem explorar diferentes cores e texturas, utilizando tinta atóxica em papel ou em uma superfície grande. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03CG03, que propõe a exploração de diferentes materiais e técnicas artísticas.

2. Jogo de Esconde-Esconde

O jogo de esconde-esconde é uma atividade clássica que promove a socialização e o desenvolvimento da percepção espacial. As crianças aprendem a contar e a se esconder, além de desenvolverem habilidades motoras. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EI03EF01, que envolve o desenvolvimento de jogos e brincadeiras.

3. Contação de Histórias

A contação de histórias é uma prática que estimula a imaginação e a linguagem oral. Os professores podem usar fantoches ou livros ilustrados para tornar a atividade mais envolvente. Essa prática está alinhada à habilidade BNCC EI03LP01, que incentiva a apreciação de diferentes gêneros textuais.

4. Brincadeira de Faz de Conta

As brincadeiras de faz de conta permitem que as crianças explorem diferentes papéis sociais e desenvolvam a empatia. Os alunos podem usar fantasias e acessórios para criar cenários imaginários. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EI03EF02, que envolve a criação de narrativas e personagens.

5. Atividade de Jardinagem

A jardinagem é uma atividade que conecta as crianças com a natureza, promovendo o cuidado e a responsabilidade. Os alunos podem plantar sementes e observar o crescimento das plantas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03CN01, que propõe a exploração do meio ambiente e suas transformações.

6. Dança e Movimento

A dança é uma forma de expressão corporal que estimula a coordenação e o ritmo. Os professores podem criar uma aula de dança com músicas infantis, incentivando a liberdade de movimento. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EI03EF03, que envolve a expressão corporal e a apreciação da dança.

7. Atividade de Recorte e Colagem

O recorte e colagem são atividades que desenvolvem a coordenação motora fina e a criatividade. As crianças podem criar colagens com diferentes materiais, como papéis coloridos e revistas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03CG04, que propõe a criação de obras artísticas com diferentes materiais.

8. Experimentos com Água

Os experimentos com água são uma forma divertida de ensinar conceitos científicos básicos. As crianças podem explorar a flutuação, a mistura de cores e a temperatura da água. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EI03CN02, que envolve a observação e experimentação de fenômenos naturais.

9. Jogos de Raciocínio Lógico

Os jogos de raciocínio lógico, como quebra-cabeças e jogos de memória, ajudam a desenvolver o pensamento crítico e a concentração. Os alunos podem trabalhar em grupos para resolver desafios. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03MA01, que propõe a resolução de problemas e a construção de estratégias.

10. Atividade de Música e Canto

A música e o canto são ferramentas poderosas para o desenvolvimento da linguagem e da memória. Os professores podem ensinar canções simples e incentivar as crianças a criar suas próprias letras. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EI03LP02, que envolve a apreciação e a produção musical.