15 Ideias de Atividades (BNCC) Páscoa maternal

1. Caça aos Ovos de Páscoa

Uma atividade clássica e divertida, a caça aos ovos de Páscoa pode ser adaptada para o ambiente escolar. Os professores podem esconder ovos de plástico ou de papel em diferentes locais da sala de aula ou do pátio, e as crianças devem encontrá-los. Essa atividade estimula a coordenação motora e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EI03CG03.

2. Pintura de Ovos de Páscoa

Propor que as crianças pintem ovos de Páscoa utilizando tintas, canetinhas ou até mesmo materiais recicláveis é uma excelente forma de estimular a criatividade. Os alunos podem explorar diferentes técnicas de pintura e cores, além de aprender sobre a importância da Páscoa. Habilidade BNCC: EI03CG02.

3. Contação de Histórias sobre a Páscoa

Realizar uma sessão de contação de histórias que envolvam a temática da Páscoa pode ser uma forma lúdica de ensinar valores como a solidariedade e a amizade. Os professores podem utilizar fantoches ou livros ilustrados para tornar a atividade mais atrativa. Habilidade BNCC: EI03EF01.

4. Criação de Cartões de Páscoa

As crianças podem criar cartões de Páscoa para presentear amigos e familiares. Essa atividade não só desenvolve a habilidade manual, mas também ensina sobre a importância de expressar sentimentos. Os alunos podem usar recortes, colagens e desenhos. Habilidade BNCC: EI03CG01.

5. Oficina de Culinária: Ovos de Chocolate

Uma oficina de culinária onde as crianças possam aprender a fazer ovos de chocolate é uma maneira deliciosa de celebrar a Páscoa. Os alunos podem participar do processo de derretimento do chocolate e moldagem dos ovos, aprendendo sobre medidas e ingredientes. Habilidade BNCC: EI03EF03.

6. Músicas e Danças de Páscoa

Incorporar músicas e danças temáticas de Páscoa pode ser uma forma divertida de engajar as crianças. Os professores podem ensinar canções que falem sobre a Páscoa e criar coreografias simples que as crianças possam acompanhar. Habilidade BNCC: EI03C01.

7. Jogo da Memória com Símbolos da Páscoa

Criar um jogo da memória utilizando cartas com símbolos da Páscoa, como coelhos, ovos e flores, pode ser uma atividade educativa e divertida. Essa brincadeira ajuda a desenvolver a memória e a concentração das crianças. Habilidade BNCC: EI03LP01.

8. Atividade de Reciclagem: Ovos de Páscoa

Propor uma atividade de reciclagem onde as crianças possam criar ovos de Páscoa utilizando materiais recicláveis, como papelão e garrafas plásticas, é uma forma de ensinar sobre sustentabilidade. Habilidade BNCC: EI03CG04.

9. Teatro de Fantoches: A História da Páscoa

Os alunos podem criar um pequeno teatro de fantoches para contar a história da Páscoa. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, além de promover o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EI03EF02.

10. Criação de um Mural Temático

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um mural temático sobre a Páscoa, utilizando desenhos, colagens e recortes. Essa atividade promove a colaboração e a expressão artística, além de embelezar o ambiente escolar. Habilidade BNCC: EI03CG03.