15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre leitura para alfabetização

1. Leitura Compartilhada

A leitura compartilhada é uma prática essencial para o desenvolvimento da alfabetização. Nela, o professor lê um texto em voz alta, enquanto os alunos acompanham visualmente. Essa atividade estimula a atenção e a compreensão, além de promover discussões sobre o conteúdo. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP01, que aborda a prática de leitura em diferentes contextos.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando personagens e enredos que eles mesmos inventam. Essa atividade incentiva a criatividade e a expressão escrita, além de reforçar a compreensão de narrativas. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP02, que trata da produção de textos em diferentes formatos.

3. Jogo da Memória com Palavras

O jogo da memória é uma atividade lúdica que pode ser adaptada para trabalhar com palavras e frases. Os alunos devem encontrar pares de palavras que se relacionam, ajudando a fixar o vocabulário e a ortografia. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP03, que envolve o reconhecimento de palavras em diferentes contextos.

4. Leitura de Poemas

A leitura de poemas é uma excelente maneira de introduzir os alunos à musicalidade da língua. Os professores podem escolher poemas curtos e de fácil compreensão, incentivando os alunos a recitá-los em voz alta. A habilidade BNCC associada é EF15LP04, que aborda a apreciação de diferentes gêneros textuais.

5. Roda de Leitura

A roda de leitura é uma atividade em que os alunos se reúnem para compartilhar livros que leram. Cada aluno pode apresentar um livro, falar sobre a história e o que mais gostou. Essa prática estimula a oralidade e a troca de experiências. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP05, que trata da interação oral em contextos diversos.

6. Produção de Cartazes

Os alunos podem produzir cartazes sobre temas que estudaram, utilizando palavras e imagens. Essa atividade ajuda a consolidar o aprendizado e a desenvolver habilidades de escrita e criatividade. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP06, que envolve a produção de textos com diferentes finalidades.

7. Leitura de Contos de Fadas

A leitura de contos de fadas é uma forma clássica de introduzir a literatura às crianças. Os professores podem ler contos e, em seguida, discutir os personagens e as lições aprendidas. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP07, que aborda a análise de narrativas e seus elementos.

8. Caça-Palavras Temático

Os alunos podem participar de uma caça-palavras com palavras relacionadas a um tema específico, como animais ou profissões. Essa atividade é divertida e ajuda a reforçar o vocabulário. A habilidade BNCC associada é EF15LP08, que envolve a identificação de palavras em diferentes contextos.

9. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar um teatro de fantoches, onde eles encenam histórias que leram ou inventaram. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, além de promover o trabalho em grupo. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP09, que trata da produção de textos orais e dramatizações.

10. Diário de Leitura

Os alunos podem manter um diário de leitura, onde registram suas impressões sobre os livros que leram. Essa prática incentiva a reflexão e a escrita, além de ajudar os alunos a desenvolverem um gosto pela leitura. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP10, que envolve a produção de textos reflexivos.