15 Ideias de Atividades (BNCC) pronome relativo

1. Criação de Frases com Pronomes Relativos

Nesta atividade, os alunos devem criar frases utilizando pronomes relativos como “que”, “quem”, “cujo”, entre outros. O professor pode fornecer um tema específico, como “minha família” ou “meus amigos”, e os alunos devem elaborar frases que incluam os pronomes relativos de forma correta. Essa atividade está alinhada à habilidade da BNCC de desenvolver a escrita e a coesão textual. (Habilidade: EF15LP12)

2. Jogo da Memória com Pronomes Relativos

Os alunos podem participar de um jogo da memória onde cada carta possui uma frase e um pronome relativo. O objetivo é encontrar os pares corretos, promovendo a fixação do conteúdo de forma lúdica. Essa atividade estimula a atenção e a memória, além de reforçar o uso dos pronomes relativos. (Habilidade: EF15LP11)

3. Produção de Texto Coletivo

Os alunos se reúnem em grupos para produzir um texto coletivo que deve incluir pronomes relativos. Cada grupo pode escolher um tema e, ao final, o texto é lido em voz alta. Essa atividade promove a colaboração e a prática da escrita, além de permitir a análise do uso dos pronomes em contextos variados. (Habilidade: EF15LP13)

4. Análise de Textos Literários

Os alunos devem ler um texto literário que contenha pronomes relativos e, em seguida, identificar e discutir o uso desses pronomes no contexto. Essa atividade ajuda a desenvolver a interpretação de texto e a compreensão gramatical. (Habilidade: EF15LP14)

5. Criação de Cartazes

Nesta atividade, os alunos criam cartazes que ilustram o uso de pronomes relativos em frases. Eles podem usar imagens e desenhos para representar as frases, tornando o aprendizado visual e interativo. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística. (Habilidade: EF15LP15)

6. Entrevistas com Pronomes Relativos

Os alunos realizam entrevistas uns com os outros, utilizando pronomes relativos nas perguntas e respostas. Essa atividade promove a prática oral e a construção de diálogos, além de permitir que os alunos conheçam melhor uns aos outros. (Habilidade: EF15LP16)

7. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos devem criar histórias em quadrinhos que incluam pronomes relativos. Essa atividade estimula a narrativa visual e a criatividade, além de reforçar o uso correto dos pronomes em um contexto divertido. (Habilidade: EF15LP17)

8. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos participam de um jogo de perguntas e respostas onde devem usar pronomes relativos para formular suas respostas. Essa atividade promove a agilidade no raciocínio e a prática da oralidade. (Habilidade: EF15LP18)

9. Atividade de Preenchimento de Lacunas

Os alunos recebem um texto com lacunas onde devem inserir pronomes relativos apropriados. Essa atividade ajuda a fixar o conteúdo gramatical e a compreender o uso dos pronomes em diferentes contextos. (Habilidade: EF15LP19)

10. Debate sobre Temas Relevantes

Os alunos participam de um debate sobre um tema relevante, utilizando pronomes relativos em suas argumentações. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a habilidade de argumentação, além de promover a prática oral. (Habilidade: EF15LP20)