15 Ideias de Atividades (BNCC) adaptação ao meio líquido

1. Experimentos com Flutuação

Uma atividade prática que envolve a observação de diferentes objetos em um recipiente com água. Os alunos podem prever quais objetos flutuarão e quais afundarão, explorando conceitos de densidade e flutuação. Essa atividade está alinhada à habilidade EF05CI10, que trata da investigação de propriedades dos materiais.

2. Criação de Barcos de Papel

Os alunos podem criar barcos de papel e testá-los em uma bacia com água. A atividade pode incluir a medição da quantidade de peso que cada barco consegue suportar antes de afundar. Essa atividade promove o aprendizado sobre formas e estruturas, alinhando-se à habilidade EF05MA12.

3. Observação de Animais Aquáticos

Levar os alunos a um aquário ou a um ambiente natural onde possam observar animais aquáticos. Os alunos devem registrar suas observações sobre o comportamento e as adaptações dos animais ao meio líquido, desenvolvendo a habilidade EF02CI01.

4. Experiência com Água e Óleo

Realizar uma experiência que demonstra a imiscibilidade entre água e óleo. Os alunos podem observar como as duas substâncias se comportam quando misturadas e discutir as propriedades de cada uma. Essa atividade está relacionada à habilidade EF05CI09.

5. Construção de um Mini Ecossistema Aquático

Os alunos podem criar um mini ecossistema em um frasco, incluindo água, plantas aquáticas e pequenos organismos. Essa atividade permite que os alunos observem as interações entre os seres vivos e o ambiente, alinhando-se à habilidade EF05CI11.

6. Experimentos com Temperatura da Água

Os alunos podem realizar experimentos para medir a temperatura da água em diferentes condições, como em um dia ensolarado versus um dia nublado. Essa atividade ajuda a entender a influência da temperatura no meio líquido, alinhando-se à habilidade EF05CI08.

7. Criação de um Jogo de Tabuleiro sobre o Ciclo da Água

Os alunos podem criar um jogo de tabuleiro que ensine sobre o ciclo da água, incluindo etapas como evaporação, condensação e precipitação. Essa atividade promove o aprendizado lúdico e está alinhada à habilidade EF05CI07.

8. Experiência de Filtração de Água

Os alunos podem realizar uma experiência para filtrar água usando materiais como areia, carvão e algodão. Essa atividade ensina sobre a purificação da água e está alinhada à habilidade EF05CI10.

9. Observação de Ondas e Correntes

Se possível, levar os alunos a uma praia ou lagoa para observar ondas e correntes. Os alunos podem registrar suas observações e discutir como as ondas afetam o ambiente aquático, alinhando-se à habilidade EF05CI12.

10. Criação de Arte com Água

Os alunos podem usar tinta aquarela ou outros materiais que interagem com água para criar obras de arte. Essa atividade incentiva a criatividade e a exploração das propriedades da água, alinhando-se à habilidade EF02AR01.

11. Estudo sobre a Poluição da Água

Os alunos podem pesquisar sobre a poluição da água e suas consequências para o meio ambiente. A atividade pode incluir a criação de cartazes informativos, alinhando-se à habilidade EF05CI13.

12. Experiência de Congelamento da Água

Os alunos podem realizar uma experiência para observar o congelamento da água em diferentes condições. Eles podem discutir como a temperatura afeta o estado da água, alinhando-se à habilidade EF05CI08.

13. Jogo de Perguntas sobre a Água

Os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre a água, abordando temas como o ciclo da água, a importância da água e a conservação. Essa atividade promove o aprendizado colaborativo e está alinhada à habilidade EF05CI07.

14. Criação de um Diário de Observação da Água

Os alunos podem manter um diário onde registram suas observações sobre a água em diferentes contextos, como em casa, na escola e na natureza. Essa atividade incentiva a observação e a reflexão, alinhando-se à habilidade EF05CI01.

15. Experiência com a Capilaridade da Água

Os alunos podem realizar uma experiência para observar a capilaridade da água usando papel toalha e corante. Essa atividade ajuda a entender como a água se move através de diferentes materiais, alinhando-se à habilidade EF05CI09.