15 Ideias de Atividades (BNCC) educação infantil informática

1. Criação de Histórias Digitais

Uma atividade que estimula a criatividade e a narrativa das crianças é a criação de histórias digitais. Utilizando ferramentas como o StoryJumper ou o Canva, os alunos podem criar suas próprias histórias, ilustrando e escrevendo textos. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que propõe a produção de textos orais e escritos em diferentes suportes.

2. Jogos Educativos Online

Os jogos educativos online são uma excelente forma de ensinar conceitos de matemática, português e ciências. Plataformas como o Kahoot! e o Quizizz permitem que os professores criem quizzes interativos que os alunos podem responder em tempo real. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15MA02, que envolve a resolução de problemas matemáticos.

3. Programação com Scratch

Introduzir as crianças ao mundo da programação é uma atividade que pode ser feita com o Scratch, uma plataforma que permite criar animações e jogos. Os alunos podem aprender lógica de programação de forma lúdica, desenvolvendo habilidades como raciocínio lógico e resolução de problemas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15CI01, que aborda a exploração de diferentes linguagens e representações.

4. Montagem de Apresentações Digitais

Os alunos podem aprender a montar apresentações digitais utilizando ferramentas como o Google Slides ou o PowerPoint. Essa atividade estimula a organização de ideias e a comunicação visual, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP02, que envolve a produção de textos em diferentes formatos e gêneros.

5. Criação de Blogs ou Diários Virtuais

Estimular os alunos a criar blogs ou diários virtuais é uma forma de trabalhar a escrita e a expressão pessoal. Os alunos podem compartilhar suas experiências e reflexões, desenvolvendo habilidades de escrita e leitura. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15LP03, que propõe a produção de textos em diferentes suportes e gêneros.

6. Exploração de Recursos Multimídia

Os alunos podem explorar recursos multimídia como vídeos, podcasts e infográficos. Essa atividade pode ser realizada em grupos, onde cada grupo pesquisa um tema e apresenta suas descobertas utilizando diferentes formatos. Essa prática se alinha à habilidade BNCC EF15AR01, que envolve a apreciação e a produção de arte em diferentes linguagens.

7. Criação de Jogos de Tabuleiro Digitais

Os alunos podem criar jogos de tabuleiro digitais utilizando ferramentas como o Genially. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe, além de desenvolver habilidades de lógica e estratégia. Está alinhada à habilidade BNCC EF15MA03, que envolve a resolução de problemas e a construção de jogos.

8. Atividades de Pesquisa na Internet

Os alunos podem realizar atividades de pesquisa na internet sobre temas variados, aprendendo a buscar informações de forma crítica e responsável. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15CI02, que propõe a investigação de fenômenos naturais e sociais.

9. Criação de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos educativos utilizando aplicativos como o WeVideo ou o Adobe Spark. Essa atividade estimula a criatividade e a comunicação, além de desenvolver habilidades técnicas. Está relacionada à habilidade BNCC EF15LP04, que envolve a produção de textos em diferentes mídias.

10. Simulações de Experimentos Científicos

Utilizando plataformas como o PhET, os alunos podem realizar simulações de experimentos científicos. Essa atividade permite que as crianças explorem conceitos de ciências de forma interativa e prática, alinhando-se à habilidade BNCC EF15CI03, que envolve a realização de investigações científicas.