15 Ideias de Atividades (BNCC) ciências 1º ano plantas

1. Observação de Plantas

Uma atividade simples e eficaz é a observação de plantas. Os alunos podem escolher uma planta da escola ou do entorno e registrar suas características, como cor, tamanho e forma das folhas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF01CI01, que envolve a identificação de seres vivos e suas características.

2. Criação de um Herbário

Os alunos podem coletar folhas de diferentes plantas e montar um herbário. Essa atividade permite que eles aprendam sobre a diversidade de plantas e suas partes. A habilidade EF01CI02 é contemplada, pois envolve a classificação de seres vivos.

3. Experimento com Germinação

Realizar um experimento de germinação de sementes é uma excelente forma de ensinar sobre o ciclo de vida das plantas. Os alunos podem plantar diferentes tipos de sementes em copos com algodão e observar o crescimento. Essa atividade está relacionada à habilidade EF01CI03, que aborda o desenvolvimento de seres vivos.

4. Desenho de Ciclo de Vida

Pedir aos alunos que desenhem o ciclo de vida de uma planta é uma maneira criativa de fixar o conteúdo. Eles podem ilustrar as etapas desde a semente até a planta adulta. Essa atividade se conecta à habilidade EF01CI04, que trata do ciclo de vida dos seres vivos.

5. Jogo de Memória das Plantas

Um jogo de memória com cartões que apresentam diferentes plantas e suas características pode ser uma atividade divertida e educativa. Essa dinâmica ajuda a desenvolver a habilidade EF01CI05, que envolve a identificação de características das plantas.

6. Visita a um Jardim Botânico

Organizar uma visita a um jardim botânico pode proporcionar uma experiência rica em aprendizado. Os alunos poderão observar diversas espécies de plantas e entender a importância da biodiversidade, alinhando-se à habilidade EF01CI06.

7. Plantio de Mudas

Promover uma atividade de plantio de mudas na escola é uma ótima maneira de ensinar sobre a importância das plantas para o meio ambiente. Os alunos podem plantar árvores ou flores e acompanhar seu crescimento, o que se relaciona à habilidade EF01CI07.

8. Criação de um Diário de Observação

Os alunos podem criar um diário de observação onde registrarão suas descobertas sobre as plantas ao longo do tempo. Essa atividade estimula a curiosidade e a investigação, alinhando-se à habilidade EF01CI08.

9. Experiência com Fotossíntese

Realizar uma experiência simples para demonstrar o processo de fotossíntese pode ser muito enriquecedor. Os alunos podem observar como as plantas reagem à luz e à água, o que se relaciona à habilidade EF01CI09.

10. Contação de Histórias sobre Plantas

Incentivar os alunos a contar histórias ou lendas sobre plantas é uma forma de integrar a cultura ao aprendizado. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF01CI10, que envolve a relação entre cultura e natureza.